segunda-feira, 4 de julho de 2011

Recuperação e Religião


Talvez, o post de hoje seja um tanto quanto polémico ou até mesmo "maluco", mas, antes de começar a escrever, quero deixar claro aos meus leitores que não quero de forma alguma ir contra as crenças e dogmas de ninguém.

Cerca de 80% das postagens que faço aqui, são feitas com base na minha experiência em relação as drogas, na minha vivência, os outros 20%, antes de fazer uma postagem, eu procuro investigar e me aprofundar mais no assunto para garantir uma melhor qualidade das mesmas.

Bom, feita essa explicação, vamos à postagem, e eu começo ela com uma pergunta:

O que a RELIGIÃO significa para você e para a sua vida?

Respondendo a minha própria pergunta, eu digo que para a mim e para minha vida, a religião é algo essencial, mas, a religião que me refiro aqui não é aquela associada a uma construção, a um espaço físico, eu me refiro a uma questão espiritual que vai muito além disso.

Religião vem do Latim - Religare - Religar-se com o Divino, religar-se com Deus, ou com Algo Superior.

Para mim, não há uma verdadeira religião, uma verdadeira igreja, um verdadeiro livro sagrado, desde que aquela que você se propôs a seguir e digo aqui seguir de forma clara, sem vendar os olhos, te leve para o caminho da Deus, o caminho da paz e da verdade.

É comum vermos hoje em dia um grande número de pessoas que atribuem a sua recuperação após terem começado a frequentar algum tipo de Igreja, até aí, acho válido e maravilhoso, eu mesma, em meu livro, falo que a minha Fé foi testada durante a minha jornada e que eu nunca tive tanta Fé em algo como naquela época, eu acredito no poder da oração, não importa que religião seja, eu rezava o Salmo 91 todos os dias, várias vezes ao dia, fazer isso me trazia conforto, renovava as minhas esperanças. O que quero dizer com esse parágrafo é que eu sou totalmente a favor da religião, mas, não concordo com a forma como o tema Recuperação X Religião são abordados por muitos.

Sabemos que a recuperação de um adicto, se dá pela junção de diversos fatores e a religião é um deles, porém, hoje em dia, muito se vê pessoas que encontram na religião a sua aparente recuperação e com isso elas ignoram os outros fatores, e passam a aceitar somente a religião, ou melhor a igreja como forma de recuperação. Por isso, digo que é uma aparente recuperação. Eu tenho total convicção de que Deus, ou Algo Superior quer que nós sejamos felizes, porém eu acredito que nós temos que fazer a nossa parte, utilizar das "ferramentas" que nos são apresentadas, no caso da recuperação da dependência, é preciso que o dependente em questão não se feche somente na Igreja, pois, para que o mesmo esteja verdadeiramente trilhando o caminho da recuperação, ele precisa mudar muitas coisas em sua vida.

É claro, há muitas pessoas que conseguem parar de usar drogas somente seguindo a sua religião, mas, já perceberam porque isso acontece? A resposta é clara, normalmente, quando a pessoa começa a frequentar uma Igreja assiduamente, ele gradativamente passa a mudar os HÁBITOS, para se "adequar" a filosofia daquela Igreja, percebam que hábitos está em maiúsculo, justamente porque a mudança de hábito é um dos fatores essenciais para a recuperação de um dependente, é por isso que ele consegue se manter em sua recuperação, ele muda as companhias, o ambiente, passa a viver para a Igreja. 

Isso é sem dúvida algo muito bom, mas, na grande maioria das vezes, quando o adicto se vê na condição de um dependente em recuperação devido a sua religião, ele passa a negar a necessidade de um acompanhamento em uma irmandade por exemplo, ou com um psicólogo ou terapeuta,  aí o que vemos na sequência é que se essa pessoa por algum motivo se afasta da igreja, fatalmente ele recai. Sabem por que?

Porque não houve uma mudança interna, o dependente não teve a chance de trabalhar os seus conflitos, suas mágoas, seus medos e aflições, ele apenas mudou seus hábitos, deixando a vida anterior em nome da Igreja, mas, não abandonou o seu EU antigo, por isso, eu acho que quando um dependente consegue parar de usar drogas somente indo em uma Igreja, há a necessidade de que ele busque paralelamente uma ajuda especializada.

Mais uma vez, darei a minha experiência como exemplo, eu já disse em posts anteriores que quando conheci o meu ex-namorado, ele estava limpo há mais de dois anos, pois é, e ele parou somente com a ajuda da Igreja, no caso, Católica, ele passou a frequentar as missas constantemente, a sua família é bem religiosa e o incentivou sempre, com isso, ele foi mudando seus hábitos, companhias, passou um tempo longe da cidade e com ajuda de várias pessoas "chaves", da Igreja ele foi voltando à sua vida normal. Começamos a namorar, íamos à missa juntos, e seguíamos o mesmo estilo de vida que ele seguia antes de me conhecer, ele trabalhava, estava estudando e ainda sim recaiu.

Recaiu porque colocou a sua recuperação a cargo da Igreja, depositou  em sua religião a responsabilidade de mantê-lo limpo, ele não se ajudou, por fora, ele havia mudado, mas, por dentro, tudo estava igual. Ele não teve a ajuda de um N.A por exemplo, onde experiências são trocadas e com isso, um ajuda o outro, ele não teve um acompanhamento para trabalhar tudo o que ainda o estava incomadando por dentro, e assim, a queda foi inevitável.

Para finalizar, eu deixo claro que não sou contra a nenhuma religião, menos ainda nego a importância delas na ajuda ao dependente, acredito que não importa qual seja a religião escolhida, desde que haja Fé Religiosa, ou seja, que acredite emindependende de estar em um templo, igreja ou não é importante e válido, eu diria ainda essencial na recuperação.
********************************************

2 comentários:

  1. Bom, Giulli, vou colocar minha humilde opinião, ok? Tenho uma fé muito grande em Deus, e penso que Ele pode operar o impossível quando o buscamos de coração. A adicção é uma doença física e emocional, além de espiritual. Para recuperar a parte física temos os médicos e medicações, para a parte emocional temos os psicólogos e grupos de ajuda, e para a parte espiritual, temos Deus! Sendo que, na minha opinião, Deus pode sim restaurar também todas as demais, dependendo da fé!
    Conheço um rapaz que está limpo há mais de 20 anos, somente na igreja. Sem falar dos inúmeros testemunhos que já ouvi. Meu marido esteve limpo por um ano e dois meses, apenas buscando a Deus e se envolvendo com pessoas cristãs. E foi o melhor período que vivemos...
    Tenho muita fé em Deus e em Jesus Cristo, não em religiões ou sistemas.
    Um grande beijo, querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi Poly, é exatamente essa a intenção, que cada um coloque a sua opinião mesmo.
    Eu concordo com a recuperação do dependente baseada na fé, que é diferente da recuperação baseada na Igreja, quando falo fé, falo em Deus, em Jesus Cristo, em Alguém Superior, eu sei que há casos de pessoas que se recuperaram seguindo somente a sua religião e não duvido dessa recuperação, mas, sei de vários casos, inumeros casos de pessoas que se recuperaram e recaíram, mesmo anos depois, justamente porque essa fé, que essas pessoas tinham eram em sua religião e não em Deus, é como se parar de frequentar a igreja por algum motivo, tirasse dessas pessoas a coisa mais importante que elas têm, a Fé.
    Eu tb creio em Deus, em seu poder, mas ainda sim, penso que preciso fazer a minha parte, assim como o dependente, infelizmente há religiões que "proíbem" os depedentes de procurarem ajuda com profissionais, grupos de apoio e até de tomarem medicamentos, e nesse período, o dependente desenvolve a sua Fé, mas, de forma errônea, Fé na Igreja e no que é falado e não no que ele sente dentro dele.
    Gostei d sua frase " Tenho muita Fé em Deus e em Jesus Cristo, não em religiões ou sistemas"
    É nessa Fé que acredito, ela vem de dentro...
    Obrigada pelo comentário...Senti a sua falta e estava preocupada.
    Beijos Poly, mais um dia iluminado para você!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...