quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Renascimento da Fênix


Acredito que a grande maioria já tenha ouvido ou lido algo sobre o mito da Fênix, aquela ave bonita e majestosa, com penas douradas e vermelhas, parecida com a águia que quando está próxima de sua morte, ateia fogo em si mesma e após algum tempo, ela renasce das cinzas e por isso ela se tornou símbolo da ressurreição.

Essa história mitológica, tem muito significado para mim, na minha jornada.A simbologia que criei em cima dela, foi o meu consolo em muitas vezes. 

A chama virou brasa, a brasa virou cinzas, a cinza se transformou em calor e o calor deu espaço para uma nova vida, deu espaço para o amor.

Quando todos achavam que a ave havia sido vencida, derrotada, ela ressurgia da suas próprias cinzas, da sua dor.

Nos momentos de crise, quando meu ex-namorado entrava em depressão, se culpando pelo o que ele estava fazendo, eu o abraçava e dizia que ele ia conseguir passar por tudo aquilo, que ele ia renascer das cinzas, assim como a Fênix, ele voltaria a brilhar e a voar. Eu dizia que ele não teria a sua vida de volta, isso seria impossível, mas, que ele teria uma nova vida.

Foram inúmeros os momentos em que disse isso para ele, a cada nova recaída, eu estava lá, muitas vezes chorando ao dizer essas palavras.

Infelizmente, ele ainda não renasceu da sua própria cinzas, mas, eu acredito que um dia ainda o fará. Eu acredito que todos nós podemos e fazemos isso, constantemente, a cada novo obstáculo vencido, é como se fosse uma nova vida, é um renascimento.

Que sejamos como a Fênix então, todos nós, dependentes ou não, codependetentes ou não. Que tenhamos força para renascer sempre que preciso, após cada problema superado e que ajudemos aos outros a encontrar suas forças para também renascerem!

**********************************************

2 comentários:

  1. A Fenix sempre foi "meu" símbolo de vitória sobre minhas mortes e renascimentos incessantes ao longo da vida, e depois como codependente.
    Comecei a usar este pseudônimo nas minhas poesias desde os 15 anos... na época eu nem sabia exatamente a história correta e completa do mito, mas não sei por quê comecei a usá-lo...
    Hoje eu sei porque!
    E agora, estou em pleno ajuntamento de ervas aromáticas para fazer o meu ninho incandescente e me deixar consumir... mais uma vez!
    Eu quero e preciso renascer de minhas cinzas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...