segunda-feira, 25 de julho de 2011

Só Por Hoje! Todos deviam usar!


Nós, codependentes e dependentes, muito utilizamos essa espécie de filosofia de vida do SÓ POR HOJE, e a verdade é que o significado dessas três palavras, vai muito além do que muita gente imagina, o poder da combinação das três palavras tem "salvado" muitas vidas, ajudado muitas pessoas e orientando muitas famílias.


A mesma frase pode  até mesmo ser trocada pelo famoso " UM DIA DE CADA VEZ" e com esse pensamento, podemos mudar muitos hábitos em nossas vidas.

Um exemplo clássico é quando um dependente fala: - Eu nunca mais vou usar drogas!  Nunca é uma palavra vazia e distante, já dizia o velho ditado " Nunca diga nunca", agora se você substituir o Nunca pelo Só por hoje, você estará garantindo o seu hoje e amanhã só será o seu hoje, quando você estiver nele.

Refletindo sobre isso, cheguei a uma conclusão, acho que todos, não só as pessoas que de uma certa forma estão ligados à dependência e codependência deveriam adotar essa "filosofia" de vida, pensem comigo, não seria muito mais alegre e não aproveitaríamos muito mais o nosso dia se todos agissem focados em seu hoje?

Posso estar totalmente equivocada, mas, eu acredito que funcionaria para muitos. Só por hoje não vou ficar brava com meu chefe, só por hoje não vou me irritar com o trânsito, só por hoje vou fazer algo de bom para alguém, só por hoje vou ler um livro que gosto, só por hoje vou dedicar um tempo para mim...

O que quero dizer nesse post é que não é preciso viver a realidade da dependência para que mudemos nossos hábitos e nossa forma de encarar o mundo, podemos aplicar à nossa realidade, ao nosso cotidiano, essa forma de pensar e agir, o  SÓ POR HOJE!

Hoje, o Só por Hoje já vem sendo utilizado por alguns filosofias que nada teêm a ver com com o N.A e a dependência, vem sendo utilizado por pessoas que descobriram que praticando alguns desses preceitos, a vida pode ser melhor, como exemplo de uma dessas filosofias posso citar o Reiki que é uma técnica de harmonização utilizada milenarmente, que nada tem a ver com religião e sim com postura e filosofia de vida, os Reikianos utilizam como meio de equilíbrio  cinco princípios básicos que trazem em sua premissa o  SÓ POR HOJE:

Só Por Hoje não se irrite  - Trabalhando com esse princípio, o indivíduo aprende a lidar com as mágoas, ressentimentos e raiva que se alojam dentro dele e o envenenam. Quando o indivíduo se entrega aos excessos e caprichos do ego e suas disputas, ele se abala por pouco. Ao evitar a irritação, o indivíduo tem  a oportunidade de se libertar das suas sombras, do medo e passam a aceitar a si mesmos e aos outros.

Só Por Hoje não se preocupe -  Esse princípio ensina a desfazer os laços com os conceitos de dor e angústia. Devagar, há a possibilidade de dar o tempo certo para cada pessoa e para cada situação que é preciso enfrentar na vida. Assim, torna-se possível romper com ansiedade e, pouco a pouco, abrir mão do controle (das situações, dos outros e de nós mesmos).

Só Por Hoje agradeça as suas bençãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos -Esta afirmação nos remete ao respeito pela vida e pela experiência de cada um. Com ela, o indivíduo trabalha a sua pretensão, o seu orgulho e se coloca no lugar de aprendizes da vida.

Só Por Hoje ganhe a sua vida honestamente - O indivíduo pratica a honestidade primeiramente consigo mesmo, com isso, ele aceita a sua vida, a sua condição e passa a amar a sua própria vida.

Só Por Hoje seja gentil e amável com todos os seres vivos - Esse princípio fala de respeito à vida, de ser grato por cada coisa boa que acontece ao seu redor, para que o indivíduo aprenda a agradecer pelo ar que respira, pela natureza, animais que o rodeiam, pela sua existência e a das pessoas que ao seu redor estão.

 Esse foi só um exemplo, mas, o SÓ POR HOJE pode ser expandido e ir muito mais além, basta decidirmos que Hoje, queremos viver bem e pensando no hoje consequentemente estamos construindo o nosso amanha!

SÓ POR HOJE SEREI FELIZ!

***************************************************

9 comentários:

  1. É verdade Giulli, dizer que nunca mais vai fumar, ou que nunca mais vai beber, ou que nunca mais vai se drogar, dá um sentimento de dificuldade, de "não vou dar conta", assim como dizer, nunca mais discutirei ou falarei mal das pessoas, nunca mais esquecerei de mim, tudo isso fica muito distante. Mas, quando digo a mim mesma que só por hoje me cuidarei bem, que só por hoje serei feliz, que só por hoje tratarei bem as pessoas, que só por hoje não usarei nenhuma substância que faça mal ao meu corpo e mente, dá uma sensação de força, e de que é sim possível. Amanhã eu não sei, mas, só por hoje eu posso!
    O "só por hoje" assim como os 12 passos, mudaram minha vida para melhor. E concordo com você, que o mundo e a vida das pessoas poderiam ser bem diferentes se todos os praticassem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poly! Escelentes exemplos, a idéia é bem essa né, se aplicarmos isso ao nosso dia-a-dia seremos mais felizes e realizadas, acho que o sociedade eno geral deveria ter pelo menos o conhecimento dessa "forma" de pensar e agir, seriam mais realizados vivendo o hoje!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida Giulli,

    Essa e a minha musica, esse meu dilema, esses são os meus objetivos de vida.

    Só por hoje vou viver a vida ser feliz!!!

    mil bjs
    amiga!!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Tininha, só por hoje!!!
    Beijos, que bom vê-la por aqui!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pode crê!
    Eu, particularmente, tento aplicar estes princípios em todas as minhas atividades e em todas as minhas comorbidades.
    Tento fazer com que SÓ POR HOJE, funcione em todos os aspectos em minha vida!
    Tenho tido êxitos em vários e dificuldades em alguns..mas confesso que SÓ POR HOJE - FUNCIONA!
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente isso, é fazer com que o Só Por Hoje funcione em todos os aspectos de nossas vidas, e bom seria todos fizessem o mesmo, sejam dependentes, codependentes ou não.
    Abraços, tamujuntu sim!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não pratico o SÓ POR HOJE, sou nova nessa filisofia ainda, o meu namorado pratica o Só Por Hoje na clínica em que esta em tratamento. Gostei muuuito das palavras que postou acima, muito bom viu! Vou começar a praticar o só por hoje também, pois acredito que pode dar certo.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. P, é isso mesmo, é muito importante que você também comece a conhecer essa nova maneira de agir e pensar, o Nar-Anon e o Amor Exigente por exemplo, nos ajudam muito a trabalharmos isso nas nossas vidas, é bom que o seu namorado já esteja seguindo esse caminho, eu acredito no poder dos doze passos e no N.A..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Só. Por hoje tenho certeza q nao vou usar .recuperação. É. Um estado permanente. D consciência

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...