"Você precisa ter sonhos, para que possa se levantar
toas as vezes que cair..."
Resumindo, ele nunca frequentava a sala de um N.A ou fazia algum tratamento específico, ele ia sim em uma psicóloga clínica, ou seja, uma psicóloga que atendia em seu consultório pessoas com todos os tipos de transtornos e patologias, e não somente dependentes químicos. Eu estudei dois anos de psicologia, é a minha paixão e meu sonho voltar a estudar, mas tenho que admitir que um psicólogo que atende em consultório, pouco está preparado para lidar com o dependente químico, nós sabemos o quanto são manipuladores e meu ex mesmo, conseguia dobrar direitinho a psicóloga dele.
Na verdade, ele mesmo se deu alta.
Enfim, ele não viveu o só por hoje, ele simplesmente voltou a viver, como se nada tivesse acontecido, mas, dependência química não á nada para ser tratada dessa maneira, porém, era mais fácil para ele e também para a família dele que fosse dessa forma, esquecendo o que passou e vivendo o daqui para frente.
Quanto a mim? Quando ele me contou sobre a sua dependência no passado, sentando em um banco de shopping, segurando as minhas mãos, com seus olhos fixos nos meus a espera de uma reação minha, eu nada fiz, sabem por quê? Porque eu simplesmente nada sabia sobre drogas!
Nada mudou a partir desse dia, talvez, isso tenha até nos aproximado mais, mas, a verdade é que se eu tivesse um pouco do conhecimento que hoje tenho, algumas situações poderiam ter sido evitadas.
Mas não vou falar dessas situações hoje, vou falar de um tema específico, sonhos, as aspirações de um dependente que não teve um acompanhamento, uma ajuda específica.
Eu, fazia cursinho preparatório para o vestibular, havia decidido desde os 13 anos que queria ser psicóloga, e nunca mudei de ideia, quanto ao meu ex? Ele simplesmente não tinha sonhos, aspirações ou vontades.
Ele estava vivendo por viver, sem nenhuma perspectiva de vida, sem nenhuma visão do seu futuro e sabem por quê? Porque a droga tirou isso dele, e como ele não frequentava uma sala de N.A por exemplo, onde lá o adicto aprende a voltar a confiar em si e em seu potencial, ele não tinha nada disso, ou seja, ele não se permitia sonhar, após as drogas, ele se permitiu a viver como se nada tivesse acontecido, ele ia para as baladas (nos conhecemos em uma), ele tomava uma ou duas latinhas de cerveja, embora não fumasse (sabemos que para um D.Q. nem mesmo uma latinha é saudável), ele trabalhava e comprava o que queria com seu dinheiro, mas ele não estudava, havia parado na época de sua adicção ativa e não voltado mais e posso ser francas com você, sem estudo, fica difícil mesmo uma pessoas ter sonhos e aspirações.
O fato é que ele havia perdido a fé nele, ele não acreditava que ele poderia ter um sonho de ser "alguém" na vida, ele mesmo se limitou e se condenou à vida aparentemente "normal" que ele estava vivendo.
Após um tempo de namoro, quando ele ainda estava limpo, um dia, a dona da loja onde eu trabalhava perguntou para ele se ele não tinha um sonho, se não queria seguir uma profissão específica ou algo assim. No primeiro momento, ele respondeu que não, por umas duas vezes ele afirmou que não, mas, após ela insistir, dizendo que todos temos sonhos, ele respondeu que queria trabalhar em algo relacionado a aviação, que queria ter ido para a aeronáutica, naquele momento, meu queixo caiu, eu nunca tinha pensado a respeito, que ele poderia ter em seu íntimo alguma vontade que ele mesmo não se permitia ter.
Foi um choque para mim saber que ele tinha sim um sonho, que assim como eu, ele tinha aspirações, tudo porque ele havia camuflado tudo isso muito bem, por medo de sentir e se permitir tais sonhos, por não se achar capaz de realizá-los, por se ver impotente diante do seu passado. Ele não se via como um doente, então, ele não parou de sonhar por achar que era um dependente químico em recuperação, ele parou de sonhar devido ao seu passado, ele não vivia o Só Por Hoje, ele mesmo engessou as suas perspectivas.
Depois desse dia, algum tempo depois, lá estava ele, indo para a escola todos os dias, fazendo supletivo, correndo atrás do que ele sempre quis, correndo atrás de algo que ele havia escondido dele mesmo. Infelizmente, ele recaiu um ano depois, mas ele pelo menos despertou para algo que ele havia apagado.
Por isso, hoje, eu sou muito ciente do quanto é importante o Só Por Hoje na vida de um D.Q., o quanto é importante estimularmos e incentivarmos um D.Q, a doença deles não pode limitá-los ao ponto de não se permitirem ter sucesso, serem bem sucedidos, realizarem seus sonhos. A doença pode limitá-los a cerveja ou alguma bebida alcoólica, pode limitá-los aos prazeres imediatos, mas NUNCA aos seus sonhos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ tão louca essa questão dos sonhos de um DQ. Acompanho meu esposo de pertinho e tento mostrá-lo que ele é capaz de correr atrás de seus sonhos, mas, que para isso é preciso ao menos tê-los, entretanto, quando ele se permite sonhar, são coisas tão distantes. Por exemplo, ele está com 36 anos, e cursou até o quarto semestre de Enfermagem, exercendo suas atividades como Técnico em Enfermagem até hoje. Ao meu ver, ele deve concluir seu curso superior, fazer um concurso público e ter mais tempo para se tratar, para se cuidar. Mas, quando ele sonha, sonha em fazer medicina, em ganhar não sei quanto por mês, em ter não sei qual carro, e por aí vai... Não que ele não possa, sei que ele pode, mas, por que sonhar coisas tão distantes, será que é para se frustrar e ter desculpas para recair? Sei lá.
ResponderExcluirE quanto a latinha de cerveja, eu também não sabia que era prejudicial. Meu marido bebia todas as sextas-feiras "socialmente". Que perigo! Graças a Deus, há quatro anos ele não coloca nada de álcool em sua boca, ao menos é um passo dado. Qualquer substância que altere o estado normal da pessoal adicta, fará com que o organismo dele peça drogas... Juro que eu não sabia. Erramos por ignorância!
Beijos, Giulli Angel.
Tudo o que você disse e a Poly completou realmente é verdade. Quando conheci meu marido embora ele estivesse limpo há algum tempo ele não tinha muita perspectiva de vida, talvez por medo de se frustrar.
ResponderExcluirOu querendo se falava em sonho ele queria sonhar alto de mais, é assim até hoje, porém já vejo alguma melhora com seu processo de recuperação.
Abraço e serenidade!
Poly,é engraçado porque você não é a primeira a me falar sobre os sonhos Altos de um D.Q, eles são oito ou oitenta, ou sonha demais ou não sonham.
ResponderExcluirPois é, qnto a cerveja eu também não sabia, alias achava até que seria mais prejudicial se eu o recriminasse por beber do que ao contrário.
Erramos por ignorância mesmo assim como ainda tem muitas pessoas cometendo o mesmo erro...
Beijos mamãe, se cuida e cuida desse bb.
Mari, acho que vc disse td, acho que eles, quando não se permitem sonhar, é por medo de se frustrar e completando, quando se permitem sonhar e sonham alto demais é justamente por saberem que o sonho é alto e inalcançável e que não terão chances mesmo...
ResponderExcluirEnfim, temos que sempre estimularmos esses sonhos neles não é mesmo? é o que nos move afinal.
Querida Giulli,
ResponderExcluirSaudades...
Olha a minha opinião e que todos nós temos sonhos como pessoal e profissionais, mais realmente quando eles ainda não estão em recuperação fica claro, que os sonhos deles são altos de mais, pois eles vivem naquele mundinho ali deles de egoísmo, mais ainda sonham alto mais sonham, mais como eu tenho uma prova em casa que o N.A e muita força de vontade pode mudar tudo, os sonhos do meu adicto ele esta aos poucos alcançando e isso que eu queria falar para vocês que se eles quiserem eles podem alcançar os sonhos deles o meu esta conseguindo porque o de vcs não podem????
E por falar na bebida isso era muito confuso pra mim, mais depois que ele voltou da internação dele ele disse que não poderia mais beber cerveja ou outras bebidas alcoólicas, pois lá eles ensinaram a ele que a bebida influencia muito, e para o N.A também e proibido pois bebida e DROGA, claro que mesmo ele sabendo disso depois da internação nas recaídas dele o que ele fazia antes de recair era beber uma cerveja, um wisky, vinho e depois vinha a maldita né, mais só por hoje isso e passado, então há nove meses e 11 dias que meu marido esta limpo só por hoje, pois então estimulem sempre os seus DQ eles podem realizar os sonhos deles basta eles quererem.
mil bjs
OBS: Olha estou ganhando até o momento estou super ansiosa, rsrsrsrsr.
Giuli..
ResponderExcluirQuando estava lendo acima, lembrei-me de uma coisa.. quando o meu amor usava, ele não tinha, planos, sonhos, ficava alí parado, sempre na mesma. Faço faço faculdade de psicologia, então quando nos encontravamos, eu sempre falava pra ele dos meus sonhos, de terminar a faculdade, trabalhar, formar uma familia e viver tranquila, e ele só me escutava e ficava quieinho, calado, não dizia nada. Isso me encomodava, mais eu escondia de mim mesma esse encomodo.
Depois de ler acima, percebi que é verdade mesmo viu, as drogas impedem que os outros sonhem, e ela impedia o meu amor de sonhar, isso por causa da situação em que ele se encontrava.
Hoje ele mudou, e na ressocialização, ele me falou dos seus sonhos, como, montar o grupo de N.A, continuar os estudos, etc... Agora não sonharei mais sozinhaaaaaaa! rsrsrs
Até isso a droga impede né?
Haaa e Giuli corra atrás desse seu sonho viu! eu tenho certeza, absoluta que, quando você se aprofundar no assunto na faculdade você vai gostar de psicologia ainda mais!!!
bjuuus amoree! e vamos sonhaaaar!!!
Sempre incentivei o meu namorado a nunca deixar de sonhar, e os sonhos do meu amor, são bem mais pés no chão, sonhos que só dependem da dedicação dele, ele quer casar, ter filhos, sempre digo que ele é a mulher da relação kkkk
ResponderExcluirEu adoro sonhar também... Todos que conseguiram grandes coisas na vida, começaram com um sonho...
Adorei o tema!
Beijos minha amada Giulli
Tininha, saudades de você, é bom saber que está tudo bem com sua família, a sua história é mais do que um exemplo de que tudo é possível não é mesmo? Obrigada por passar por aqui e comentar, concordo com tudo o que disse!!!
ResponderExcluirEstamos juntas e juntas somos mais fortes!!!
Beijo grande.
P, é exatamente isso, as drogas tiram deles ate a vontade de mudarem, de crescerem e progredirem...
ResponderExcluirMas, isso é reversível e você está vivenciando isso agora não mesmo? Com o seu amor se recuperando e cheio de planos, esse é o caminho, incentive ele bastante viu.
Beijos e obrigada pelo conselho..rs
Gabyzinha a sua última frase diz tudo, acho que tudo que foi e é grandioso começou com um sonho...
ResponderExcluirBeijosss
Os sonhos de Deus são maiores que os meus ele vai fzer melhor por mim, ele vai além do que eu posso ver Ele faz o que eu não posso fazer, Deus vai cumprir os seus planos em mim...Esse post me fez lembrar desse hino, muito lindo se quiser ouvir, recomendo!(Os Sonhos de Deus/Nani Azevedo)
ResponderExcluirPor favor alguém teria uma resposta para minha cruel dúvida...: é comum um dependente quimico se envolver até mesmo com prostituta qdo está afundado na droga, ou é sinal de mau caráter? Isso me atormenta
ResponderExcluirMey, olá a sua dúvida é igual a de tantas outras codependentes...
ResponderExcluirÉ comum sim, infelizmente já ouvi muito a respeito afirmando que faz parte da cultura da dependência...