sexta-feira, 15 de julho de 2011

Internações

Olá pessoal,

Esse post é uma espécie de complemento do post O que esperar de uma clínica de recuperação, ele está sendo feito através com a colaboração de um leitor do blog, que postou o texto abaixo como comentário no referido post e eu achei de extremo valor e decidi fazer dele um post.

Anônimo disse...
Para se internar alguém, hoje em dia há que se observar alguns critérios que você já citou, em parte e vou ousar comprementar, com a devida vênia. Hoje a lei obedece ao princípio segundo o qual “a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extracurriculares se mostrarem insuficientes” e “o tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio” . Ponto 2:“a internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta”. Então vejamos outros aspectos legais, além dos que você já enumerou e que a maiorias das clínicas não possuem.
Vamos aos considerandos: 01. a internação psiquiátrica é medida excepcional e que necessita de fundamentação médica (aqui começa o desrespeito); 02. os estabelecimentos que se disponham a prestar esse tipo de tratamento devem estar devidamente regularizados... ( a maioria não está dentro da lei). No desespero das famílias há um desespero exagerado de histeria. Note bem, não defendo a maconha, não utilizo, mas vi, com meus olhos, inúmeros jovens, tal qual NETO, personagem do Filme Bicho de 7 Cabeças, internados em clínicas que barbarizam, torturam, usam medicamentos sem prescrição médica. Vi jovens de pouca idade. Tinha um com 16 anos. Os demais eram jovens de 18 a 21 anos de idade, todos internados de forma involuntária por fumarem maconha. O uso da maconha é tratado - lato sensu - de outra maneira. Finalizo dizendo que foi bom ler seu post. Ele esclarece e ajuda, mas é preciso combater a ilegalidade, seja ela qual for. As famílias também se perdem como no caso das internações de jovens usuarios de maconha. Por mim, a maconha seria legalizada e só não é porque esxiste toda uma infra-estrutura corrupta que sobrevive da ilegalidade das drogas.


Acho que é um bom texto, para aqueles que não conhecem ainda esse mundo das internações, clínicas e comunidades terapêuticas desonestas e tudo mais.

Deixo claro também que existe sim, ótimas clínicas e comunidades e não podemos generalizar de forma alguma, as boas, fazem um ótimo trabalho, salvando vidas!

É isso aí pessoal, cada um contribui aqui com suas experiências, com o que sabe e aprendeu e assim, podemos dividir tudo isso uns com os outros. Obrigada!
************************************************

3 comentários:

  1. Internação é um assunto sério que merece toda a atenção mesmo...

    Mas, hoje estou aqui para te dar os PARABÉNS e te desejar muitas FELICIDADES!

    Tem recadinho pra você lá no blog, passa lá.

    http://amandoumdependentequimico.blogspot.com/2011/07/entre-eu-e-voce.html

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nesse momento meu namorado encontra-se internado em uma clinica de recuperação, tomei o cuidado de ir junto com a familia dele visitar o local, passamos a tarde lá enquanto o amor fazia os exames para entrar, conversei com pacientes, vi muitos médicos, psiológos, terapeutas ocupacionais, me parece tranquilo, e hj ele me ligou e não reclamou de nada.
    Sempre rola um pouquinho de medo, mas acho que fizemos uma boa escolha.
    obrigada por visitar meu blog, estou te seguindo, já li seu blog praticamente inteiro, e só tenho a dizer que voce foi muito corajosa, pois na minha opinião para deixar o dependente é preciso muito mais coragem, do que para continuar com ele.

    beijinhos :)

    ResponderExcluir
  3. Gaby, acho que a sua frase final foi perfeita, e foi muito dificil mesmo, eu tive que aprender a lidar com a codependência e com o sentimento de culpa que me atormentou por muitos anos, isso tudo, aconteceu comigo entre 2001 2 2003 e só agora é que consegui escrever o livro, e ao escrever, muitos fantasmas me assombraram e eu tive que enfrentá-los de frente.
    Mas, sabe, deixar ou continar, ambos requerem coragem, vc tb é corajosa e fica em paz, se vc visitou a clinica, a mesma tem uma boa equipe, você fez o melhor para ele ao interná-lo, principalmente crack que altamente viciante e muito mais difícil de parar...
    Beijos Gaby, estamos juntas e juntas somos mais fortes!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...