terça-feira, 5 de julho de 2011

Para cair é preciso estar de pé!


Vivemos em um mundo veloz, onde sentimentos, emoções e necessidades se misturam e se fundem. O tempo as vezes parece ser o nosso inimigo, parece querer brincar de pega-pega conosco. Somos obrigados a muitas vezes, deixarmos de lado as nossas vontades e a nos contertarmos com as nossas possibilidades.

Dentro desse contexto, aprendemos a reprimir o que sentimos, a esconder nossas frustrações, como se o ato ou sentimento de se frustrar, fosse algo vergonhoso, inglório.

Por que não podemos dizer que estamos tristes? Frustrados?
Sinta-se no direito de sentir esse sentimento, pois, para vencer, é preciso conhecer a derrota.

Por que fugimos das nossas decepções como um cordeiro que foge do leão?
Se encararmos de frente e soubermos trabalhar isso dentro de nós, seremos mais felizes.

Por que deixamos que algo ou alguém seja responsável pela nossa FELICIDADE?
Devemos ser felizes, ou pelo menos procurar ser felizes, diariamente, constantemente, independente de quem nos ame ou do que nós temos. 

Hoje, vemos pais perdidos, sem saber o que fazerem com seus filhos que estão crescendo cada vez mais exigentes e muitas vezes rebeldes, hoje, vemos pais se lamentando, tentando entender aonde foi que erraram na educação de seus filhos, tentando encontrar uma razão para a busca deles de prazer e alívio nas drogas.

A verdade é que cada um tem a sua história, está inserido em uma trama, cada um tem seus motivos e suas justificativas. Mesmo não "existindo" justificativa para cometer o ato de se drogar.

Pense em você, no seu hoje, o que faria você usar drogas hoje? 
Acredito que a grande maioria diria que nada o faria usar drogas.
Mas, há quem não precisaria pensar muito a respeito e logo encontraria vários motivos para se drogar, para muitos, isso é significado de fraqueza, mas, para essas pessoas, isso é significado de alívio para seus sofrimentos. 

Muitas pessoas conseguem encontrar mesmo que duramente, as soluções para seus problemas, outras, apenas ficam a mercê da inércia de não fazer nada, apenas esperam que seus problemas se resolvam sozinhos e quando isso não acontece, ficam perdidos e não conseguem enxergar a tão sonhada luz no fim do túnel.

Pois é, essa luz existe, para todos, mas, um dependente químico por exemplo, em sua adicção, perde a noção de suas possibilidades, devido ao uso da droga e com isso, entram em uma roda que gira sem parar, não percebem que se pularem dessa roda, encontrarão a luz.

E como eles vão perceber?
Não vão. Na maioria das vezes, não percebem, não sem a ajuda de alguém ou de algum fator, por isso, é comum ouvirmos a frase que se recuperou após perder tudo ou todos, pode parecer contraditório, mas, até a perda pode servir de ajuda.

Somos seres que precisam de motivação, seja ela interna ou externa, mesmo que tenhamos uma e não a outra, somos capazes de lutarmos pelo o que queremos. O dependente químico, em sua maioria, precisa das duas motivações, por várias questões, como infância, aprendizado, história de vida e família, eles se condicionaram a terem a necessidade dessas duas formas de motivação para conseguirem se manterem confiantes.

Esse é um dos motivos da queda, ou da recaída. Quando, após algum certo tempo, não encontram essas motivações, se sentem frustrados, deprimidos e voltam para a gigantesca roda.

NÃO SE PODE CAIR SE NÃO SE ESTIVER DE PÉ!

Se houve a recaída, e preciso reconhecer que o dependente estava de pé e se ele estava de pé, significa que algo o motivou a ficar de pé, talvez a sua vontade de viver, talvez a alguém, ou alguma religião. Não sei, cada um tem seus motivos que o levaram a usar drogas, a parar e a recair.

Mas, para ambos os atos, começar e recair, é preciso se estar de pé primeiramente!

Hoje, nada me faria usar drogas e assim será todos os dias de minha vida, mas, sou consciente que muitas pessoas precisam encontrar algum motivo para não usarem drogas e não para usarem!

*********************************************

3 comentários:

  1. Querida Giulli,

    essa mensagem, meu marido me escreveu a poucos dias, e achei legal escrever aqui pra você, pois tem a ver com o post acima.

    “Sabemos como é a vida: num dia dá tudo certo e no outro as coisas já não são tão perfeitas assim. Altos e baixos fazem parte da construção do nosso caráter. Afinal, cada momento, cada situação, que enfrentamos em nossas trajetórias é um desafio, uma oportunidade única de aprender, de se tornar uma pessoa melhor. Só depende de nós, das nossas escolhas.Não sei se estou perto ou longe de mais, se peguei o rumo certo ou errado. Sei apenas que sigo em frente, vivendo dias iguais de forma diferente. Já não caminho mais sozinho, levo comigo cada recordação, cada vivência, cada lição,e também cada pessoa especial que esta em minha vida. E, mesmo que algum dia tudo deixe de andar da forma que eu gostaria, saber que já não sou o mesmo de ontem me faz perceber que valeu a pena.”

    mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Tininha, obrigada querida, vou tomar a liberdade e fazer dessa frase um post, achei perfeito e lindo, muito sensível!!!
    Posso né? Fazer uma postagem com ela? rs
    Um grande beijo, um dia iluminado pra vc!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...