quarta-feira, 29 de junho de 2011

Drama das famílias por causa do crack

Olá meus amigos leitores,

Que tenhamos mais um dia de serenidade e muita luz em nossos caminhos!

Não sei se todos viram a reportagem sobre o drama dos viciados em crack, no Espírito Santo, que passou ontem no Jornal Hoje da Rede Globo, vou postar o link dela aqui.

Foi muito triste para mim ver a reportagem e ver a associação que é feita do viciado (dependente químico, certo?) com a criminalidade, infelizmente é algo para qual  não posso fechar meus olhos mas ainda sim me deixa triste.

Na reportagem, o delegado fala que não há como desvincular o uso da droga com a violência, eu até concordo, mas, o que me causou uma certa indignação é o fato de eu não ter percebido em momento algum que a dependência química retratada ali, era vista como uma doença, por favor, quem assistir, me corrija se eu estiver errada, o delegado fala de uma forma como se o dependente fosse um marginal, devido aos atos cometidos por eles, mas, não fala que esses atos são derivados de uma doença.

O repórter entrevista um usuário/dependente que foi pego por fazer o famoso serviço de mula, onde para conseguir droga com o traficante, ele carregava a droga e por isso está preso, ele diz que o usuário de crack só tem dois destinos, ou morte ou cadeia.

Infelizmente ele está certo, mas, ainda sim, eu me recuso a dizer que só existe esses dois caminhos, temos colegas de blogues para provar que existe exceção à regra não é mesmo?

Ainda na matéria, mostra o caso de um dentista cirurgião que furtou de um supermercado um frasco de desodorante e ao ser pego, confessou que era para comprar droga e mostra a sua mãe, contando que dava dinheiro à ele para evitar que ele roubasse, ela se viu obrigada a interná-lo a força em uma clínica em São Paulo. Me doeu ao ver o sorriso e a alegria desse mãe ao falar que o filho já engordou dez quilos após a internação, a felicidade que estava estampada no rosto dessa mãe ao falar que quando o viu na clínica e viu que estava bem, é de mexer com qualquer um.

Gostei do que o Psicanalista Francisco Veloso falou, que é preciso falar sobre as drogas sem nenhum pudor, uma vez que o traficante, para chegar no usuário, não tem nenhum pudor.

Para  finalizar, quem viu o post sobre a entrevista que dei sobre o meu livro para um canal de tv, deve ter percebido que falo com outras palavras quase a mesma coisa, que devemos tratar o assunto DROGAS sem hipocrisia, eu falo na entrevista que não podemos falar que a droga é ruim, não use porque é ruim, isso é mentira, ela traz sintomas que agradam o usuário, devemos falar dos efeitos bons para que possamos falar dos efeitos negativos, pois, acredito que se falarmos somente dos negativos e o jovem experimenta por curiosidade a droga, a princípio, o que ele vai pensar é que quem falou para ele que era ruim, estava mentindo, estava enganado.

Segue o link http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/crack-provoca-estragos-na-vida-de-milhares-de-brasileiros/1548721/

***************************************************

6 comentários:

  1. Oi Giulli, bom primeiramente, atravez do blog da nossa amiga Polly, conhecir esse blog e venho acompanhando diariamente, e acho fantástico os seus post, tem me ajudado muito em minha recuperação, como já te enviei o meu email contando a minha história você já deve saber que sou uma co-dependênte em recuperação, falando sobre o post acima, realmente concordo com você, vi a reportagem e achei um absurdo o delagado fazer aquela comparação, ontem mesmo, no capitulo da novela clone que esta sendo reprisada na rede globo, apareceu uma cena em que o personagem Lobato, vem relatando ao seu pisicologo sobre os primeiros sintomas das drogas, e o que ele disse foi exatamente isso que você disse acima, por isso quero te parabenizar pelo sua entrevista, pelos seus post, e por seu blog, esta ajudando de um jeito ou de outro algumas pessoas como eu. Muito Obrigado.

    Tamujuntas, e daqui pra frente serei sua seguidora, fica com Deus, mil beijos

    Força, Fé E ALEGRIA...

    ResponderExcluir
  2. Tininha, eu agradeço pelas suas palavras, espero poder cpntinuar lhe ajudando, mesmo que seja apenas através de palavras.
    Você tem uma história de vida que daria um livro também, sabe disso não é?
    Fique estarrecida com tudo o que li, mas, eu vi uma mulher corajosa, lutadora, guerreira, que sabe bem o que quer, você, assim como eu, passou por momentos em que a codependência prevaleceu,mas, pelo o que li, você sobre ver isso a tempo e é isso que faz a diferença, é essa consciência a respeito da nossa codependência que nos permite sermos fortes e fazermos a coisa certa.
    Que seu caminho seja iluminado, juntas somos mais forte!!!
    Vc já pensou em fazer um blog? Eu seria sua leitora nr. 1, assim como faço com a Poly...rs
    Beijos e seja bem vinda!!! Logo vou te mandar um e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, amiga!
    Infelizmente temos esta triste realidade!
    Não somente este caso que veio a tona, bem como tantos outros que a mídia não divulga, mas que tem uma consequência bem maior, quando das providências que são ou não tomadas por partes das pessoas envolvidas, tanto como vítimas, quanto como punidores.
    Recentemente tivemos um trabalho junto ao Judiciário, onde observamos que muitos Promotores e Juízes são, de fato, sensível a causa e compreendem o drama da Doença da Adicção, levando em consideração o doente culpado pelo crime ou infração penal, porém, como Réu, sendo submetido à Penalidade imposta pela Lei, de acordo com seu crime ou infração Penal. Ou seja, se o indivíduo comete um crime, mesmo que ele seja usuário de drogas, isso não lhe deixa impune, entretanto, se ele está numa Vara Criminal que temos pessoas que são realmente entendidos que o que o levou a cometer tal crime foi algo relacionado a sua Dependência, então este Réu poderá levar uma Pena prevista nos Artigos da Lei, e com sua Progressão de Pena, poderá ser encaminhado a tratamento, e não ficando a mercês do Sistema Carcerário, que neste nosso País, é um caos.
    (digo isto tb por experiência)
    Mas, como a própria reportagem mostra, esta é a triste ralidade que vem acontecendo mundo a fora, como os Dependentes Químicos.
    Basta parar nas mãos de pessoas totalmente despreparadas, para elas pagarem o preço ainda maior de sua Adicção.
    Quero aqui terminar minhas palavras agradecendo a você, Giulli, por este trabalho maravilhoso que tens feito e dizendo uma frase que acho interessante para completar meu raciocínio. Cabe aqui dizer que esta mesma frase eu pronunciei ao M. Juiz, na ocasião em que fui colocado diante dele, e acredito que foi responsável pela decisão do Magistrado que julgou meu processo quando passei por sua Vara Criminal, respondendo ao, então, Artigo 12, da Lei 6.368/76.
    Eu disse: "A Pena pelo uso de drogas nunca deveria ser mais prejudicial que a própria".
    Lembro-me que o Magistrado pediu que eu repetisse novamente o que havia dito (pareceu que ele nunca havia escutado esta frase antes, coisa que eu já havia escutado várias vezes, tanto no "mundão", quanto lá mesmo, dentro do Sistema Prisional), então afastou a cadeira um pouco da mesa...olhou para o escrivão e pediu que escrevesse-a no Processo....em seguida, deu por encerrada a Audiência e mandou-me recolher ao Presídio...no outro dia, recebi meu Alvará de Soltura.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  4. Júnior, estou feliz e impressionada, vc já vem me ajudando há algum tempo mas nunca conversamos de fato sobre a sua adicção e agora, com esse seu depoimento eu fiquei de boca aberta, desde que começamos a nos falar, eu nunca tive dúvida do seu grau de entendimento no assunto, quando eu lhe perguntei sobre a Ibogaína e lhe disse que estava pesquisando mais sobre ela, você de imediato disse que conhecia e me ajudou até com alguns links sobre ela e outros tratamentos, mas, lendo esse seu comentário, vejo que vai muito além disso. Eu é que tenho que lhe agradecer, estou aprendendo muito com vc!
    Nem preciso dizer que essa frase será usada aqui no blog, se vc permitir é claro...
    Abraços Júnior. TAMUJUNTU sim!!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida!
    Eu quem agradeço por estar, se certa forma, contribuindo com seu trabalho magnânimo!
    Faça uso desta frase como bem queira, pois ela pode abrir várias mentes que ainda estão fechadas para esta questão de Dependência Química - Doença!
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  6. Júnior, saiba que vc contribui sim e muito. Obrigada de coração!
    Qnto a frase, ela terá um post para ela..rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...