Será que foi só eu que ficou estarrecida com a entrevista do Senador Demóstenes Torres, (Senador de Goiás pelo DEM) feita pela revista época onde ele fala sobre o projeto de lei 111/2010, cujo ele é o autor, que consiste na volta da punição para o usuário?
Isso é um retrocesso, desde 2006 o usuário de drogas deixou de ser considerado criminoso e agora ele volta com essa ideia, no conceito dele, o viciado (odeio essa palavra) seria preso e o juiz poderia converter a pena em internação médica obrigatória.
Pera aí, ele sugere que o viciado vá primeiro para a cadeia, para depois ser encaminhado para um clínica de recuperação ou algo semelhante?
E depois, como será a reintegração dessa pessoa na sociedade? Porque uma coisa é a reintegração de uma pessoa que é dependente químico e está em recuperação, visto que, a dependência química é uma doença, outra bem diferente é a de alguém que já foi preso, ou melhor, fichado, como dizem.
Será que ele não percebe que isso causaria danos ainda maiores para os dependentes químicos que já sofrem discriminação constantemente, e quanto as famílias? Meu Deus, alem delas terem que saber enfrentar o fato de terem em casa um dependente químico, coisa que não é fácil, ainda vão ter que conviver com a situação de que essa pessoa está doente e ainda foi pra cadeia... Isso é um absurdo!
Não estou aqui falando do usuário eventual, como dizem, estou falando dos dependentes de drogas mais pesadas, como Cocaína, Crack e agora Oxi, esses dependentes, por já estarem dependentes não são capazes de responder pelos seus atos e suas atitudes, e isso, não é malandragem, é DOENÇA!
Nossa, fico espantada, não sou a favor da legalização e nada disso, pelo contrário, inclusive, achei muito interessante a proposta do filme Quebrando o tabu em discutir o assunto, mas não concordo de forma alguma e aí de repente, me deparo com uma reportagem dessa, que caminha contra a tudo que já evoluiu até agora.
Bom, esse projeto ainda não tem data para ser votado, e espero que fique assim eternamente.
Fica aqui o meu desabafo...
Para quem quiser ler a entrevista na íntegra, segue o link http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI238687-15228,00-SENADOR+PROPOE+PUNICAO+AO+USUARIO+DE+DROGAS+TRATAMENTO+MEDICO+OBRIGATORIO.html
Absurdo mesmo! Além do governo não fazer absolutamente nada por aqueles que sofrem de dependência química, obrigando as famílias a gastarem fortunas para tratá-los, ou quando não têm condições a simplesmente assistirem o adicto morrendo a cada dia, agora ainda mais essa! Fala sério. Cadeia para os traficantes sim, se possível até pena de morte! Mas, para os dependentes químicos, tratamento por favor!
ResponderExcluirConcordo com voc~e Poly, Cadeia para os traficantes e dependendo do caso, até pena de morte, mas, querer colocar na cadeia o usuário só vai piorar as coisas, com o dinheiro que será necessário para fazer novas cadeias, deve-se abrir mais leitos e fazer novas clínicas e novas comunidades terapêuticas gratuítas!!!!
ResponderExcluir