sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ajudando um dependente químico


Não existe uma regra a ser seguida, não existe fórmula secreta para ajudar um dependente químico, a única coisa real e concreta que se pode dizer é que se ele está dependente da droga, ele precisa de ajuda, mas, não há uma forma correta de ajudar, não existe um único meio e sim vários, mas, existe algumas coisas que as famílias devem evitar de fazer, com isso, estão ajudando mais do que imaginam.

  • Descobriu que seu filho(a), namorado(a), ou alguém próximo está usando drogas? Bom, eu costumo dizer que se você descobriu é porque ele já está dependente da droga e deixou de alguma forma alguma deixa, essa é a primeira prova de que algo precisa ser feito, se você descobriu, quer dizer que ele já está sem controle e não se deu conta, porém o que ele menos precisa no momento é der sermões, brigas, de que você o recrimine, ou procure achar motivos, não tentem fazer "apelos" emocionais, isso não funciona com o dependente.
  • Ele vai prometer parar, prometer mudar, você vai se comover, mas não acredite nele, a doença torna o dependente um mestre em manipulações, é a única forma que ele encontra para prolongar a aceitação de que está adoecido.
  • Não procure motivos, não se culpe, não cultive a raiva, isso vai lhe deixar vulnerável e assim você não poderá ajudá-lo(a).
  • Não tente justificar os atos do depentente, não o poupe da responsabilidade de seus atos, eles precisam, para o bem deles, saber que mesmo adoecidos, as consequências existem, eles precisam arcar com elas para então pedirem ajuda.
  • Não se anule em nome dele, não deixe de viver a sua vida por causa dele, você se tornando um codependente não terá condições de ajudá-lo.
O dependente precisa de tratamento, acompanhamento, mas, na maioria das vezes ele não tem condições de se ajudar, ele precisa que alguém tome temporariamente as rédeas, fazendo com que ele começe a frequentar um grupo de ajuda como por exemplo o N.A, isso é fundamental para a recuperação dele e não só isso, é importante que você também frequente um grupo ajuda mútua, como o Nar-Anon, a família e todos os envolvidos precisam estar preparados, nesses grupos você aprende a identificar quando está sendo manipulado, quando está se tornando um codependente, o que está fazendo que pode estar prejudicando ele e assim mudar de atitude.
Não é fácil, mas, não desanime, ele está doente e desanimar faz parte da doença dele e não sua!

4 comentários:

  1. MUITO BOM,ESSA INFORMAÇAO NÓS AJUDA A LIDA COM ADICTO,MEU MARIDO É ADICTO,JA TEM UNS 10 ANOS DE VICIO,COCAINA,BOM KE EU SEI KE NÃO ADIANTA FAZER JOGO EMOCIONAL PARA ELE TOMAR UMA DECISAO,MAIS VOU FICA ESPERANDO ELE TOMAR UMA DECISÃO KE NUNCA CHEGA,HJ TEM ESSA CONCIENCIA KE ELE SÓ PARA SE KIZER,CHEGOU SER INTERNADO UMA VEZ,NESSE CASO NÃO SEI COMO AGI POIS JA PRESSIONEI ELE PARA PARAR,E JA DEIXEI ELE TOMAR DECISAO SOZINHO NO MMT DELE,DAS 2 FORMAS NÃO ADIANTOU,E AGORA KE POSSO FAZER

    ResponderExcluir
  2. Luana, infelizmente você já percebeu, ao longo desses anos ao lado dele, que ele só vai parar quando de fato ele aceitar que está doente, que mesmo trazendo prazer para sua vida,a droga está também acabando com ela não é mesmo?
    Se você me perguntar o que fazer eu lhe direi que a única coisa que pode ser feita até que ele busque ajuda, é você cuidar de você para que você não adoeça com a doença dele, para que você se fortaleça para decidir o que é melhor para você...
    Fique com Deus, quando quiser conversar, estou aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz tudo errado desde a primeira vez que sai com ele!
    Ele fumou crack, na lata (cachimbo improvisado) na minha frente e eu não achei (ou fingi inconscientemente) que não me importava!
    Eu achei que quando ele se apaixonasse por mim, ele largaria as drogas... o mesmo erro de todos os codependentes!
    Ele se apaixonou (ou pelo menos, pensa que é amor ou paixão), mas não largou as drogas. Ao contrário... foi só piorando ao longo do tempo! Eu fiz tudo o que não devia fazer para "ajudá-lo" e me afundei na lama do crack, sem nunca ter fumado uma pedra! Eu conheci o submundo das drogas e dos dependentes sem ser uma deles.
    Aprendi o que é codependência sozinha, ao longo dos anos, e só ai comecei a tentar me modificar, pois vi que a ele eu não poderia mudar!
    Mas ainda não consegui, de fato, nem uma coisa nem outra...

    ResponderExcluir
  4. Eu ja passei por isso é horrível pois eles prometem que vão largar as dtogas para não nos perder e é uma Ilusão nossa acreditar pois não deixam por nós. ...Só cairão na real qdo nois os deixarmos que eles próprios tomem a decisão de parar....Pois eles tem que QUERER e BUSCAR A DEUS senão jamais sairão desse fundo de poço. ...Eu acreditei no meu ex marido e foi em vão não aguentei e o deixei....E hj ainda sofro com meu filho que fc sem droga por 2 meses e volta e para ajudar nunca fez tratamento não aceita e assim vai....Só que eu cansei não aceito em casa drogado pois não quer sair então não passo a mão na cabeça não posso estar errada más cansei de sofrer com ele...Ja enternei 21 vezes só no Pablo foram 3 e não fez nenhum tratamento. ..Então ele não Adora Deus e a vida e sim as Drogas. ...Aí passa ser problema dele. ....ME CORRIJAM SE ESTOU AGINDO DE IM MODO ERRADO POR FAVOR ....obga

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...