segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Maconha é droga sim!


Olá pessoal!

Esse poste vai ser para relatar um fato que presenciei semana passada.
Eu venho anunciando aqui  no blog a Marcha Loucos Pela Vida - Contra a legalização das drogas, organizada pelo meu amigo Nelson Hossri, idealizador da Ong Sou Feliz Sem Drogas e também coordenador no combate contra as drogas de Campinas, eu faço a minha parte, divulgando o evento aqui e no facebook, ele também criou um evento no facebook para divulgar a marcha e as vezes eu entro na página do evento para ler os comentários deixados lá e eis que essa semana me espantei com o teor de alguns comentários.

Adolescentes, jovens, comentando e defendendo suas teorias, alegando que maconha não é droga e ainda debochando do evento, debochando de quem defende que maconha é droga sim. E o pior, não são pessoas sem instruções, sem acesso aos meios de informação, devem ser em sua grande maioria, estudantes de escola particular, viajados e ainda sim, dizem que maconha é só mato!

Eu, como não me conformo em ver algo do tipo e me calar, deixei um comentário também, dizendo para o Nelson que estava indignada e perplexa com o número de jovens que defendiam tal ideia, eu ainda disse que eu particularmente não me importo com a maconha, se ela fizesse 100% mal somente a quem a consumisse, mas, infelizmente muitos vão para outras drogas mais pesadas após a maconha e aí sim é o perigo, porque se ninguém mata ou rouba pra comprar maconha, pode roubar ou até matar para comprar crack, e que se perguntassem para qualquer dependente em recuperação, todos diriam a mesma coisa, que se pudessem, jamais teriam experimentado a maconha pela primeira vez, eu terminei meu comentário dizendo que eu não era contra quem usava e sim contra quem não sabe usá-la e por isso contra a legalização.

Gente, choveu de comentários em seguida. O Nelson logo respondeu, dizendo que infelizmente essa era a nossa realidade, que esses jovens não sabem ao certo o que estão defendendo e daí em diante, vários comentários querendo debater o assunto, jovens defendendo que com a liberação haverá mais controle, dizendo que o cigarro é mais viciante e por isso mais perigoso (detalhe, ninguém sai do cigarro pra experimentar outras drogas, como fazem com a maconha), e por aí vai. Teve um que escreveu para mim, dizendo que concordava que a maioria absoluta dos usuários de crack começaram na maconha, mas que eu tinha que concordar com ele que também a maioria absoluta dos usuários a maconha não vão para o crack (opa, que frase ambígua é essa?), essas pessoas que evoluem de droga são uma parcela mínima do total, total esse que não merece pagar pelo erro de poucos. Ele ainda diz que é a mesma coisa que dizer que temos  que proibir o álcool porque tem gente que bebe, pega o carro e atropela alguém na rua. A maioria dos usuários, tanto de bebidas alcoólicas como de maconha, fazem uso de forma consciente e não merecem pagar pelos erros dos que não fazem.

Outro comentou que os EUA já comprovaram que a maconha serve na ajuda para curar doenças, como que ela pode fazer mal? - Não seja por isso, a morfina também é usada na medicina e tantas outras drogas e nem por isso o seu consumo seja saudável.

É, essa é a opinião de um jovem, isso me assusta...

O rapaz quem comentou direcionando para mim, pediu que eu respondesse o comentário dele e lá fui eu comentar...


Não sou contra quem faz uso da maconha sei q mtos sabem como usar, mas não é a maioria não, n sei qual é a sua idade, mas, com a liberação, com toda certeza teremos mais cças e pré-adolescentes usando e são exatamente esses usuários que ainda n tem estrutura para lidar com as sensações q a maconha traz, que fatalmente irão para as mais fortes e com isso, essa gde maioria dos usuarios da maconha que n vao para as outras, vai dexiar de existir, ou seja, vai ser a gde maioria dos que usam maconha que vao para as outras isso não seria viável nem para quem defende a liberação e para quem é contra, uma coisa é um jovem quase adulto fumando seu baseado, tranquilo, outra é uma cça ou um garoto de 15 anos, que pouco sabe da vida e das outras tantas sensações de prazer que pode sentir sem precisar da droga, ele fica deslumbrado e e não vai se contentar com o que tem, estou falando a nível psicológico, por isso sou contra. E digo mais, mesmo q hj vc diga que a 


maioria n vai para as outras, tb pudera, a cracolandia já está cheia de D.Q q começaram com a maconha...


Ele não gostou muito do meu comentário e não concordou, eu decidi encerrar o assunto por ali, eu não sabia que íamos defender cada um as suas ideias, mas, os comentários não pararam, alguns outros jovens ainda insistiram que maconha não é droga.

E aí, o que me dizem? Aonde vamos parar desse jeito? É de dar medo não é mesmo? Se essas pessoas passassem por um terço do que nós que temos ou tivemos contato com um dependente químico e vissem o sofrimento que é, será que pensariam dessa forma?

Fica aqui a minha revolta...

13 comentários:

  1. Oi Giulli!
    Nossa! Isso tudo que vc relatou é mesmo um absurdo, me preocupa muito essa mentalidade dos adolescentes de hoje. Nem sou tão velha assim, tenho 26 amos, mas vejo que mudou muito, na minha epoca todos nos sabiamos que era droga e quem fumava maconha fumava sabendo que era droga. É um absurdo dizer que maconha não é droga. Sinceramente eu tenho medo do futuro de nossos filhos em relação a isso. O pior é como vc disse, esses jovens tem instrução, são conscientes, mas fingi que não são...Acham que dizer que não é droga diminua os danos que a maconha poderá causar na vida de seus usuarios.
    Tambem estou indignada!
    Bjs L.

    ResponderExcluir
  2. L,
    Você falou tudo, eles sabem das consequências e fingem não saber, finge não ver as consequências para que possam usar sem culpa e remorso...
    Infelizmente, é a juventude de hoje, isso me da medo de verdade...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É de se assustar, eu sempre fui contra a liberação da maconha, antes mesmo de me envolver com meu amor DQ, acho um absurdo...Mas infelizmente muitos desses jovens não conhecem a realidade, e onde isso pode parar, sempre começa com a maconha...meu amor msm que me pedia para eu nunca experimentar maconha, ele tem uma preocupação de eu usar, ele diz que sempre começa assim, e que ele começou assim, na bobera e agora veja a situação dele, viciado, roubando, vendendo tudo para seu vicio...triste q o jovens não conhecem essa realidade!! Beeijoo

    ResponderExcluir
  4. GIU meu comentario ficou gigantesco, então fiz um post lá, pra divulgar seu post e dar minha opinião
    Beijos... eita texto mais polêmico... vc gosta de uma boa briga né mulher? rsrsrs

    http://modificaramimmesma.blogspot.com/2011/09/maconha.html

    ResponderExcluir
  5. Engraçado que em um mundo que condena os fumantes existir pessoas q ainda acreditem que maconha é natural!kkkkkk Eu sou fumante, fumo em lugares aberto, meu cigarro aceso não chega nem perto do raio de ação que chega o cheiro da fumaça...Daí eu sou condenada por fumar algo que "não altera meu humor" e pior as vezes quem me condena fuma maconha! Ah vá né?????
    rs

    ResponderExcluir
  6. Bom!
    Não vou entrar neste mérito, pois tenho minha próprias opinião e acho que essa questão é tão polêmica que não será por meio de um simples comentário meu que irá resolvê-lo.
    Entretanto, quero aqui apenas dizer um coisa, referente ao que comentaram aqui, tanto você, Giulli, quanto o rapaz que tentou debater o assunto contigo. É sobre a questão do álcool...quer dizer, das bebidas alcoólicas. Realmente não fazemos muita referência ao uso abusivo de bebidas alcoólicas, mas elas estão causando números assustadores de violência, violência em todos os aspectos.
    Realmente o alcoolismo tem causado vítimas e mais vítimas, muitas delas inocentes, assim como as drogas ilícitas também causam.
    Mas é com eu disse: não quero entrar no mérito da discussão, dizendo que um ou outro tem razão. Mas quero aqui trazer novamente para nossa reflexão pessoal do que realmente é droga, de acordo com a OMS.

    CONCEITO
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) define droga como qualquer substância,
    natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou
    mais de suas funções. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas para o senso
    comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo, que pode modificar funções
    orgânicas, as sensações, o humor e o comportamento. Em sentido restrito, as drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

    A OMS considera a intoxicação química por substâncias psicoativas como uma
    doença e classifica a compulsão por drogas como transtornos mentais e comportamentais.

    CLASSIFICAÇÃO
    A existência de várias classificações para as drogas é indício de que nenhuma é
    satisfatória. Uma das mais utilizadas é a seguinte:
    — Drogas estimulantes: cocaína, crack, anfetaminas, ecstasy, nicotina, cafeína.
    — Drogas depressoras ou sedativas: ópio, opiáceos e opióides, hipno-sedativos,
    tranqüilizantes, álcool. Estas drogas podem dificultar o processamento das
    mensagens que chegam ao cérebro.
    — Drogas alucinógenas: LSD (ácido lisérgico), psilocibina, mescalina, MDA, MDMA,
    maconha.
    — Drogas inalantes: solventes orgânicos, nitritos voláteis, óxido nitroso.
    Outra classificação muito prática – veiculada pela Secretaria Nacional Antidrogas
    (SENAD) do governo brasileiro – é esta:
    ¾ D r o g a s que diminuem a atividade mental: são as drogas depressoras. Afetam
    o cérebro, que funciona de forma mais lenta. Estas drogas diminuem a atenção,
    a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos:
    ansiolíticos (tranqüilizantes), álcool, inalantes (“cola de sapateiro”), narcóticos
    (morfina, heroína).
    ¾ Drogas que aumentam a atividade mental: são as drogas estimulantes. Afetam o
    cérebro, que funciona de forma mais acelerada. Exemplos: cafeína, tabaco,
    anfetamina, cocaína, merla, crack.
    Drogas - Conceito e classificação 16
    CAMPANHA NACIONAL ANTIDROGAS - FEB
    Antidrogas Capítulo I Conceito e classificação
    ¾ Drogas que alteram a percepção: são as substâncias alucinógenas. Provocam
    distúrbios no funcionamento do cérebro, de forma que ele passa a trabalhar
    desordenadamente, numa espécie de delírio. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha.


    Assim sendo, como o próprio texto diz, drogas são substâncias natural ou sintética...maconha é natural...

    Ah! Outro pequeno comentário....a OMS inclui a nicotina como uma droga.

    Abração!
    TAMUJUNTU

    ResponderExcluir
  7. Jé, pois é, a nossa juventude está meia desorientada, mas muitos não é por falta de informação não, e sim por falta de estrutura, isso é preocupante, e não falo so em relação à maconha, podemos expandir para o álcool também, jovens sem estruturas, bebendo cada vez mais cedo...
    É triste.
    Beijos Jé e fica bem.

    ResponderExcluir
  8. Cicie,
    Tô indo lá pro seu blog,rs, mas, de antemão, concordo com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo, adoro quando você dá a sua opinião e seu ponto de vista, são importantes para mim, saiba disso.
    Como a Cicie disse, eu gosto de assunto polêmico.
    Adorei o seu comentário.
    O jovem que estava debatendo o assunto comigo, estava usando o álcool como forma de defender o uso da maconha, acho que foi por isso que me irritei, rs, para mim, álcool e cigarro são sim tão nocivos quanto as outras drogas...
    Abraços e tamujuntu sempre amigo

    ResponderExcluir
  10. Como assim?????? maconha é droga siiiiiim!!!! Pelo amor de Deus, adolescentes não são mais criança não néé.. descupas aí giulli mais dar vontade de rir dessas opniões destes adolescentes... kkkkkk... sinceramente, não quero criticar opiniao de ninguém mais um adolescente com uma opnião dessa não sabe nem o terço do que seja realmente uma DROGA! descupa aí adolescentes mais... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Meus Deus Giulli, tô boba aqui!
    O meu namorado e vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarios amigos dele começaram na maconha e desta passaram para outras drogas, pois a maconha não tinha mais efeito.
    Ha e se fosse SÓ mato não faria mal a ninguém e nem destruia familias. Digo destruir familias por que apartir dela passa-se pra outras drogas. A maconha é a porta de entrada pra outras drogas. Na minha opnião a maconha é droga sim e digo mais a maconha é como qualquer outra por que como a giulli falou apartir dela usa-se outras pois usando só a maconha perde-se a sensação, o efeito então procura-se uma que faça um efeito maior. A maconha é droga sim! como não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... descupa aí mais.... kkkkkk
    bjinhos.

    ResponderExcluir
  11. Pois é P, essa é a nossa realidade, esses jovens se acham informados mas, no fundo, pouco sabem sobre o assunto. Podem saber dos efeitos bons que a droga pode trazer a princípio, mas, do resto, quem sabe somos nós... infelizmente.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente vivemos ainda numa época aonde as pessoas são ignotantes. Não vamos banalizar a situação, não é porque um usuário de crack começou na maconha que é uma porta pro mundo das drogas. Fumo a 5 anos e meu pai fuma a 20 anos, nunca me envolvi com drogas e nem tenho isso em mente, quem não conhece e fácil julgar, um país e até um mundo onde coisas piores são liberadas como o álcool que causa dependência e causa mortes todos os dias, agora quer vim falar de um simples cigarro de maconha? Pfvr vamos abrir a mente, aliás é até medicinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre haverá um pra defender a erva... Vc e teu pai não completam estatísticas de forma a superar os riscos, muito mesmo embutem qqer nível de benefício ...Já os usuários distribuem mais efeitos nocivos que os inertes ..

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...