quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tabaco - Cigarros mentolados


Essa postagem vai ser mais um Ctrl+C e Ctrl V, é uma notícia que li no site do SENAD (OBID) que transcreveu uma notícia da Folha On Line, falando sobre os cigarros mentolados e achei interessante disponibiliza aqui no blog.

Sabemos que esses cigarros são a bola de vez, embora já existam há um grande tempo, está havendo um grande Boomm entre os jovens, por modismo a princípio se torna vício em pouco tempo, muitas crianças e jovens começam, achando que é legal, que é bacana ou ainda como uma forma de entrar para a turma, uma espécie de inicialização e sem perceber já estão viciados.

Assim como maconha e álcool, o TABACO é droga sim, a diferença é que levando em consideração que o fumante, se não fumar perto de ninguém, está fazendo mal só a ele mesmo, mas, acho que eu seria medíocre se eu pensasse dessa forma, não é mesmo? A verdade é que os custos para tratar uma pessoa que adoeceu por causa do cigarro, são altíssimos para os cofres públicos, aí, reclamamos que falta isso e aquilo, que o governo não faz isso e não faz aquilo, mas, e esse pessoal que fuma descontroladamente, sabendo que as chances de adoecer são grandes e que terão que recorrer aos tratamentos públicos?

É uma grande bola de neve, porém, do mesmo jeito que eu falo que parar de usar crack é difícil, também sei que parar de fumar é, sei que é uma dependência e que também precisa ser vista como tal.


  • Especialistas advertem que cigarros mentolados elevam dependência (05/09/2011)
  • Os cigarros mentolados aumentam a dependência de tabaco e provocam maior risco à saúde que os tradicionais, informou um grupo de pneumologistas espanhóis especialistas em tabagismo, que pediram a proibição do mentol como aditivo nestes produtos.

    No Brasil, conforme a Folha noticiou em abril, o número de marcas de cigarro com sabor dobrou nos últimos três anos. Cresceu de 21 para 40 e já representa 22% dos tipos à venda.

    O mentol favorece o hábito de fumar, cria maior dependência e dificulta o abandono do tabaco, explicou em nota oficial um dos três autores do estudo, o médico Segismundo Solano, do Serviço de Pneumologia do Hospital Gregorio Marañón de Madri.

    Segundo Solano, o mentol proporciona a sensação de uma inalação mais fresca e profunda e atua como um analgésico local, suavizando, nas vias respiratórias, o efeito de fumar e estimulando o tabagismo, já que "facilita" o ato de fumar aos fumantes inexperientes ou aos que rejeitam a aspereza do tabaco.

    Em artigo da Revista Prevenção do Tabagismo da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (Separ), o grupo de pneumologistas afirma também que a dependência de tabaco é maior entre os fumantes de cigarros de menta que entre os tradicionais, já que os primeiros precisam fumar o primeiro cigarro da manhã muito antes.

    Os autores do artigo descartaram que os cigarros de menta sejam mais saudáveis e alertaram também sobre o maior número de partículas extrafinas na fumaça desse tipo de cigarro, o que provoca maior risco de infarto do miocárdio.
  • Autor:
  • Fonte: Folha online


    4 comentários:

    1. Engraçado como algumas drogas são vista como "não drogas" pela nossa sociedade.
      Tempos atrás, qdo aqui em Sp virou moda a tal da Narguile, um primo de 15 anos, na época, comprou uma e fumava em casa, ele a irmã e alguns amigos, fikei chocada na época por meu tio permitir isso (ele sempre me encheu os pacovás por eu fumar), mas meu primo conseguiu convencê-lo de que "narguile não se traga", empestiava a casa com cheiros de morango, menta ou chocolate, hj mais velho largou a maldita narguile e adivinhem, fuma esses cigarros co aromas.
      Acho que algumas questões devem ser pensadas pelos pais...

      ResponderExcluir
    2. Falou bem Cicie, muitas drogas são vistas como não drogas e aí é que está o perigo...
      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Valeu, Giulli!
      Acho interessante estarmos relembrando que "Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é toda "substância que, quando administrada ou consumida por um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções, com exceção daquelas substâncias necessárias para a manutenção da saúde normal".
      Assim sendo, devemos estarmos conscientes para que o Cigarro, seja ele mentolado ou não, é droga, causa dependência, dá uma enorme despesas as cofres públicos e ainda por cima, mata.
      Do mesmo jeito que a nossa amiga Cicie falou, "Engraçado como algumas drogas são vista como "não drogas" pela nossa sociedade.", fazemos o mesmo com as bebidas alcoólicas e com anfetaminas. Anfetamina emagrece, mas faz muito
      mal e o seu consumo cresce no exageradamente no Brasil. Apresento aqui um trecho do site http://veja.abril.com.br/080306/p_078.html

      "Com a promessa de tornar esbelto, da noite para o dia, o corpo de qualquer um, fórmulas de emagrecimento sempre fizeram sucesso estrondoso. O problema é que os obcecados pela forma nem sempre são informados de que a base dessas composições ditas milagrosas é uma dose cavalar de anfetamina, um poderoso estimulante que age no sistema nervoso central. O efeito é fulminante: a substância tira a fome, o paciente não come e emagrece rapidamente. Em contrapartida, fica agitado, irritado, sofre de insônia, de perda de memória e de depressão. Apesar dessas constatações, fórmulas que contêm anfetamina continuam sendo prescritas a quem não tem nenhuma indicação médica para usá-la. Um relatório das Nações Unidas divulgado na semana passada mostrou que o Brasil é o campeão mundial no consumo de anfetaminas e que, nos últimos anos, o uso dessas substâncias aumentou mais de 500% no país.".
      Aliás, vou até fazer um post com esta matéria.
      Abração e TAMUJUNTU.

      ResponderExcluir
    4. Amigo, adorei a explicação tem muita coisa que você escreveu que eu não conhecia, obrigada por nos trazer mais essa informação.
      Abraços.

      ResponderExcluir

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...