domingo, 11 de setembro de 2011

Falando de paz!


O MUNDO NÃO ESTÁ AMEAÇADO PELAS MÁS PESSOAS, 
MAS SIM POR AQUELES QUE PERMITEM A MALDADE 
ALBERT EINSTEIN



Hoje vamos falar de paz!

Aproveitando o "gancho", já que hoje na mídia tudo o que vemos são notícias sobre o 11 de Setembro, vou abordar o tema PAZ, mas, sobre uma outra perspectiva.

Eu discordo com o método utilizado para se falar sobre um determinado assunto, utilizando imagens contrárias ao tema proposto. Por exemplo: Se quero falar de PAZ, não vou usar fatos e imagens de gerra, terror, medo e sofrimento. Se quero falar de PAZ, eu tenho é que dar exemplos de pessoas, de lugares que de fato pregam a paz.

Eu sou a favor de uma campanha " A favor da paz" e não de uma campanha " Contra a violência"

Entendem a diferença? Pode parecer besteira, mas, essa mudança de colocação sobre o mesmo tema, faz toda a diferença.

Diariamente, ao abrirmos as páginas da internet, ao lermos um jornal, somos bombardeados com notícias de tragédia, de sofrimento e isso se reflete em nosso estado emocional, é muito mais prazeroso quando vemos uma notícia boa, de algum acontecimento positivo do que quando vemos uma notícia de dor e é essa cultura que precisa ser mudada, uma vez que violência não é um fenômeno natural, é algo pertencente ao ser humano, portanto, só depende de nós mudarmos isso.

Para se obter a paz, é precisa que ela nasça primeiro em você e assim sendo, ela se tornará uma intenção coletiva. Um grande exemplo de alguém que soube pregar a paz perfeitamente é Mahtama Gandhi, que lutou pacificamente contra a violência, Martin Luther King Jr também nos deixou belos exemplos de conquistas e lutas utilizando a paz como seu princípio.

Nós podemos diariamente, pregarmos e vivermos a paz, basta mudarmos algumas atitudes. 

Se você é daqueles que quando está em uma briga ou discussão, só a encerra quando a sua voz é a última a ser ouvida, o último grito tem que ser o seu, mude, ouça antes de querer ser ouvido, afinal, mesmo você estando com a razão, não vai ser gritando que irá provar isso.

Quando você for provocado, pratique a paz, como? Praticando o silêncio, mantendo-se sereno no momento de raiva e provocação. Saiba que essa não é uma tarefa fácil, requer força de vontade e treino, mas, o resultado fará bem para você e para o mundo.

Aprenda a parar! Seja sensível ao ponto de perceber quando uma situação não o levará para lugar nenhum e pare, quando começamos uma briga, não sabemos até onde ela vai, se vai terminar tudo bem ou se vai terminar em algo ruim. Evite o final ruim e a única forma de fazer isso, é evitar a briga.

Para encerrar essa postagem,  uma reflexão.

PAZ

Havia um grande rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar em uma pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram.
O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e teve que escolher entre ambas.
A primeira era um lago muito tranquilo. Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênue nuvens brancas.
Todos os que olharam para essa pintura, pensavam que ela refletia a paz perfeita.
A segunda pintura também tinha montanhas... Mas essas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre ela havia um céu tempestuoso, do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo, parecia retumbar uma espumosa corrente de água. Tudo isso se revelava nada pacífico.
Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata, havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali no meio do reído, da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho.
Paz perfeita.
Sabem qual das pinturas o rei escolheu?
A segunda e sabem por quê?
"Porque" explicou o rei "Paz não significa estar em um lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que apesar de estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração.
Esse é o verdadeiro significado da paz"

Bom domingo à todos!





3 comentários:

  1. Pois é, Giulli, isso é o reflexo daquele texto do "pontinho preto", né? Dá mais ibope mostrar os milhares de mortos, a violência, o choro, para propagar a paz e o sorriso. Eu raramente (quase nunca) assisto jornais porque me fazem mal. Ah, que bom seria se fossem noticias do bem. Mas, fazer o bem (e olha que eu acredito que a maiores dos seres humanos são bons) não dá ibope... Talvez porque ainda temos essa tendência em olhar só para o que é ruim.
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  2. Legal esse seu Post, Giulli.
    De fato, nunca vimos (e nem veremos) reportagens noticiando a paz, de maneira que a mostre como conseguir encontrá-las. Pelo menos nos noticiários não veremos isso!
    Eu gostei muito da reflexão...é tipo aquela que a Poly comenta, do pontinho preto.
    Abraços, amiga!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  3. Poly e Júnior,
    O post da Poly e o meu se complementam de uma certa forma né? O pontinho preto na folha branca e o pássaro sereno na paisagem conturbada, acabam nos transmitindo a mesma mensagem.
    Pena que muita gente ainda não vê "essas coisas"
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...