quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conhecendo o CAPS AD e entrevista na rádio


Olá, queridos leitores!

Ontem e hoje eu tive momentos maravilhosos e vou compartilhar-los com vocês.

Ontem eu participei da reunião do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) da minha cidade, foi uma experiência única e inigualável, digo isso porque eu não tinha a mínima noção que a cidade em que moro tinha algo desse nível, estudando e discutindo assuntos relacionados às drogas e inclui-se o álcool, dependência e afins, são profissionais das mais diversas áreas, todos focados no mesmo propósito.

Como foi bom estar lá, ouvir tudo o que ouvi e falar da minha história para eles!

Por conta desse reunião, a diretora do conselho, Eliana, que também é uma das coordenadoras do CAPS AD e T.O, me convidou para participar de um programa de uma rádio daqui da cidade, onde toda quinta-feira, o locutor da rádio deixa um espaço reservado para falar sobre dependência química (mais uma coisa maravilhosa, que rádio que faz isso hoje em dia?) pois é, trata-se de uma rádio 100% comunitária e o trabalho realizado lá e 100% social.


Antes de ir para a rádio, eu fui para o CAPS AD lá me encontrei com a Eliana, pois íamos sair de lá para irmos para a rádio.

Vou confessar para vocês, mais uma coisa que eu pouco sabia e conhecia, por isso julgo importante falar, deve ter mais pessoas que desconhecem tais coisas. Até pouco tempo atrás, tipo 3 meses atrás, eu praticamente desconhecia a palavra CAPS AD e o serviço que nele é prestado, foi um amigo do blog quem praticamente me apresentou à essa "palavra".

Tudo começou quando o Júnior (Adicto em Recuperação) que hoje tem um blog www.limposporhoje.blogspot.com fez seu primeiro contato comigo,através de comunidades do Orkut na qual participamos em comum, começamos a conversar, ele começou a seguir o meu blog e a comentar nele, depois disso, ele me convidou para participar da comunidade CAPS AD do orkut e foi aí que fui pesquisar melhor sobre os serviços prestados nesse centro e foi assim que descobri que na minha cidade também tinha.

Pois é, acreditem, eu desconhecia de verdade...

Voltando para o assunto da rádio... Fui para o CAPS AD, conheci o espaço, fui apresentada para uma das  coordenadoras do local, Érica e para a assistente social, Priscila e foi ela quem me acompanhou até a rádio.

Uma experiência maravilhosa, foi mais fácil de falar na rádio, ninguém estava me vendo..rs

O locutor, Anselmo nos deixou bem tranquilas, conduziu a entrevista de uma forma leve e aberta, eu falei sobre a codependência através da minha experiência, exemplificando através dos meus "erros" o que um codependente costuma fazer, falei do livro, do blog, do meu ex-namorado dependente, tentei falar o que sempre posto aqui, que o dependente está doente e perdeu o poder de decisão sobre a sua vida.

Pouco antes de acabar, foi mais de uma hora de entrevista, o locutor me passou uma ligação em off, de uma mãe, desesperada, seu filho se recusava a aceitar que era dependente, ela não conhecia o CAPS AD, então após conversar com ela e tentar acalmá-la, eu falei que iria passar a ligação para a Priscila, para que ela pudesse orientar essa mãe.

Antes de eu passar o telefone essa mãe me disse a seguinte frase, que me marcou demais, porque compartilhei com ela o mesmo sentimento, lembrando do meu ex:

- Ele é um bom moço e quando ele não está nas drogas, ele volta a ser o filho que eu criei, o meu filho, carinhoso e atencioso.

E eu respondi.

- É exatamente dessa forma que funciona, mas ele continua sendo o filho da senhora, ele só está adoecido e precisa de ajuda, ele ainda é o filho bom que a senhora criou.

E assim, passei a ligação.

Isso me marcou tanto, porque muitas pessoas pensam que as drogas faz com que a pessoa mude o seu caráter por conta delas, isso não é verdade, não precisa e não é sempre assim, são casos e casos, mas, na maioria deles, quando o dependente entre em recuperação, tais "desvios" somem, porque não fazem parte dele e sim da sua adicção.

O que quero dizer é que dependência química não tem nada a ver com ser mau caráter, jamais!

Boa noite à todos!

P.S. Quero deixar aqui o meu agradecimento à Eliana, T.O e diretora do COMAD, às meninas do CAPS AD que me receberam tão bem e ao Anselmo, o loucutor da rádio Rainha do Sol, daqui da minha cidade.

*********************************************************

3 comentários:

  1. Que lindo Giu!
    Parabéns pelo trabalho, isso é muito gratificante né? E nunca esqueça a revolução humana de uma unica pessoa será capaz de mudar o mundo... É vendo trabalhos como esse que sempre volto a crer na humanidade, e meu coração se enche de esperança!

    beijos, beijos
    Há eu é que sou sua fã viu?... ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi minha ídola!!!

    Parabéns mais uma vez pelo seu sucesso, como disse nossa amiga Gaby, e vendo trabalhos como o de vcs que o mundo vai caminhando e nós voltamos a crer nessa humanidade, muito lindo o que vc faz.

    Também sou sua fã...
    mil bjs

    ResponderExcluir
  3. Meninas! Obrigada, eu confesso que cresci muito desde que comecei com o blog e ele não existira se não tivesse vocês aqui participando sempre são vcs que me motivam a escrever aqui e a produzir e procurar textos novos.
    Foi uma experiência muito bacana e ouvir aquela mãe ao telefone me fez ter a certeza de que estou no caminho certo, de que o quero mesmo é faze isso, ajudar, mesmo que seja com palavras.
    Beijos meninas! Adoro Vcs, somos uma família virtual..rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...