terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Reencontro!





"Quando cheguei na rodoviária de Campinas, ele já estava me esperando, encostado ao lado de uma lanchonete, seus olhos fixaram nos meus quando ele me viu e ele começou a caminhar em minha direção. Ele estava visivelmente mais magro e abatido, ele que sempre foi tão vaidoso, estava indo em minha direção com um andar duro, vestindo uma camiseta e calças jeans que eu nem conhecia. O rapaz jovem e belo por quem me apaixonei definitivamente não estava ali naquele momento."
(Trechos tirado do livro Valeu a Pena)




O episódio contado acima relata o encontro com meu então namorado após ele ter fugido da casa da irmã no interior de São Paulo, ele havia sido levado para lá após a tentativa e suicídio, a família quis tirá-lo daqui com a intenção de afastá-lo das amizades e lugares que pudessem influenciar para que ele continuasse a consumir o crack.


Ele ficou poucos dias na casa da irmã até que recebo uma ligação dizendo que ele havia sumido. Foram quatro dias sem saber notícias dele, nesses quatro dias, eu, que já era uma CODEPENDENTE sem saber, parei de viver por mim e passei somente a sobreviver por ele.


Eu não comia, mas me preocupava com ele, se ele estava sentindo fome ou não.


Eu não dormia, passei as noites em claro esperando o telefone tocar, mas, estava aflita pensando aonde ele poderia estar dormindo.


Eu não fazia mais nada além do que esperar uma notícia, até que após um sofrimento e uma agonia sem fim, ele ligou. 


Foram mais quatro horas de sofrimento para mantê-lo aonde estava até que o seu pai saísse de Campinas e fosse para Bauru que é onde ele estava para buscá-lo.


Ele passou a semana na casa do pai e na semana seguinte eu fui visitá-lo.


"Eu não precisei fazer pergunta alguma, voluntariamente ele começou a me explicar o que havia acontecido naqueles três dias. Fiquei chocada quando olhando em meus olhos e segurando em minhas mãos ele disse que havia dormido na rodoviária de Bauru, que consumiu droga até não ter mais dinheiro para pagá-la e que na verdade esse foi o motivo que o havia trazido à realidade, a falta de dinheiro, enquanto ele o tinha, em nenhum momento pensou em sua família ou em mim, só se deu conta quando não lhe restara mais nada, quando começou a sentir fome e sono, quando o cansaço o dominou.



"Meus olhos estavam marejados de lágrimas e tive que fazer um esforço grande para não me deixar abater pelo o que eu havia escutado, ele estava sendo sincero e eu não podia fazê-lo recuar por conta das minhas frustrações, eu não tinha esse direito."
(Trechos do livro)


Essa era a minha versão codependente, que estava sofrendo por ouvir da boca dele que nada o fez parar querer ligar e pedir ajuda a não ser quando o seu dinheiro acabou e a fome e o cansaço o dominou.


Nessa versão minha, eu comecei a sofrer por não me sentir mais especial para ele e por não me achar no direito de querer ser especial para ele. Eu tinha que ser forte e cobrava isso de mim, eu achava que eu tinha que ser a heroína da história.


A história não é a mesma, mas, sei que há tantas outras codependentes por aí que pensam da mesma forma que eu pensei um dia, que pensam que precisam ser fortes por eles, seus dependentes, que não se dão o direito de sentir dor, de sofrer, de chorar, e com isso alimentam mais ainda a codependência.


Só por hoje, sejamos fortes ao aponto de admitirmos que somos fracas perante a dependência química de quem gostamos!









2 comentários:

  1. É verdade Giu, graças a Deus tudo foi melhorando, a partir do momento que comecei a olhar mais para mim, a dar valor para mim, hj mais do q nunca estou pensando muito na minha vida, nas minhas escolhas, de qndo ele voltar da clínica, ele quer que a gente more junto, antes eu qria muito, hj já tenho medo, msm eu estando grávida, sei que o nosso filho não vai impedir dele usar, pode até ser um incentivo para ele se recuperar, mas nunca vai ser um impedimento, sei que só depende dele, e eu não qro colocar meu bebe e risco, ele vai ter q me mostra e me prova muito q mudou! Só Deus mesmo!!! Tenho muito medo... Eu o amo muitoo, ele está muito feliz, esse bebe só está incentivando para ele ficar mais tempo internado, mas msm assim fico com um pé atrás, não me culpo por isso, só nao qro criar expectativas! Estou orando muitoo, e Deus sabe oq faz!
    Beeijão Giu, amei o post, me fez lembrar de muitas coisas que já passei...

    ResponderExcluir
  2. O trecho do livro mencionado acima, só nos mostra que, quem usa drogas, de alguma forma deixa que sua alma, sua essência se vá... ficando então somente a sombra de quem era antes da droga!
    É triste olhar para a pessoa quem vc ama e constatar que ele não está mais lá.
    De alguma maneira a essência dessa pessoa se afastou dela...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...