quarta-feira, 21 de março de 2012

Desapego, descondicionando!



Uma das grandes dificuldades da vida, é conseguirmos praticar o tal  DESAPEGO, eu, particularmente tenho sim uma grande dificuldade em praticar, até mesmo com as coisas mínimas, com alguns objetos "bestas" que já não me servem mais. Sou assim desde pequena e isso se reflete em toda a minha vida, até hoje. Tento me vigiar, me policiar e me manter na linha do caminho do meio, para não pender para nenhum dos extremos, mas, confesso que é algo difícil.

Na verdade, ainda sou uma pessoa condicionada e acho que um dos grandes desafios da minha vida é quebrar esse condicionamento.

Sou condicionada ao apego, condicionada a sensações e emoções vivenciadas no decorrer da minha existência e trabalho para melhorar isso, trabalho o desapego dentro de mim, o desapego da dor, da memória da dor e tento substituir pela memória da alegria.

Eu não tenho um método eficaz, uma teoria escrita ou um manual de sobrevivência, o que tenho é a minha experiência e isso já me basta para me fazer querer sair da zona de conforto e enfrentar minhas limitações, acredito que esse é o primeiro passo, é começar a enfrentar essas verdades, é ter consciência de que posso mudar qualquer situação, desde que eu queira de verdade.

Entretanto, não é um trabalho fácil, para isso é necessário desconstruir algumas situações que se formaram negativamente dentro de mim, imagens negativas a meu respeito e a respeito da minha vida e após isso, aceitar que sou responsável por aquilo que vivo e vivencio.

A verdade é que se não dermos o primeiro passo, o medo de sofrer nos levará à uma inércia sem fim.

Acredito que quando decidimos mudar de hábitos, desapegar de situações limitantes e buscar a serenidade diária em nossas vidas, o Universo nos retribui de forma justa e generosa, colocando em nossas vidas pessoas e situações que nos ajudarão a seguir em frente.

A força de vontade e a determinação é o que me move em minha jornada, é o que me permite evoluir.

Quando passei a aceitar o meu passado, quando deixei de querer escondê-lo, de esquecê-lo, o Universo me retribuiu de forma generosa, me mostrando que eu estava no caminho certo e me fez perceber que a vida não é algo linear, certo, preordenado, ela tem altos e baixos, vira em curvas, pega atalhos e desvios, mas, sempre acaba voltando para a estrada principal, que é a estrada que "escolhemos" seguir, mesmo que inconscientemente.

Sair desse condicionamento é aceitar que mesmo que você tenha vivido a mesma situação milhares de vezes, você pode no momento em que decidir, sair dela.

E o que explica o fato de muitas vezes tentarmos mudar o caminho e em vão, acabamos voltando para o ponto de partida? É simples, procuramos de uma certa forma, situações que nos tragam mais conforto e exigem menos resistência da nossa parte, e com isso, tendemos a seguir o curso mais fácil e o nosso condicionamento nos leva a seguir a mesma rota, repetindo o ciclo.

Ter consciência de que somos responsáveis por cada passo que damos, ter consciência de que cada ação nossa nos leva à uma reação, nos ajuda e desbloquear nossos traumas e assim, nos descondicionarmos.

Faça o teste, comece a se descondicionar, comece praticando o desapego, de coisas mínimas que seja, mas comece, mude o caminho, mude a sequência da sua rotina, mude a ordem das coisas, no começo você vai se incomodar, até se irritar talvez e essa é a prova de que está dando certo, de que você está enfrentando de frente seus limites e quebrando seu congelamento, seu condicionamento.

Comece hoje, comece agora!!!

Só por hoje, vou fazer algo que me faça sair da rotina e me tire do meu condicionamento, seja ele emocional ou não. Só por hoje, serei eu quem vai escolher como será o meu dia!

Estamos juntas!







6 comentários:

  1. Nossa...e como eu sou apegada heim? Sou apegada a minha familia, meus amigos, minha cachorra, minhas roupas, minhas coisas... é tudo meu... (rs)
    Mas...venho lutando contra isso, dia após dia, e graças a Deus venho conseguindo.
    Já consigo fazer faxina no meu guarda-roupas e doar um monte de roupa e sapatos que não uso.
    Algumas eu guardo, afinal é um processo e não é tão fácil assim.
    Mas a minha principal vitória, foi se desapegar de um amor doentio.
    Essa não tem preço!
    E como voce muito bem disse: "Quando passei a aceitar o meu passado, quando deixei de querer escondê-lo, de esquecê-lo, o Universo me retribuiu de forma generosa"

    Um beijo no coração Giullizinha amo voce!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabyzinha, anja deluz, com certeza a sua vitória foi desapegar de uma amor doentio sem deixar de amar, parabéns pois você soube reconhecer o momento certo de parar e pensar em você.
      Amo você tb!

      Excluir
  2. Mudar é dificil, pois as vezes requer mudanças de crenças e valores muito enraizados em nós... No entanto estar enraizado não quer dizer ser nossas raizes...

    Me identifico muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cicie, adorei "Estar enraizado não quer dizer ser nossas raízes..."
      Perfeito!!!
      Amo você!

      Excluir
  3. Belas palavras, Giuli.

    Desapegar-se de algo é necessário e essencial p nossa vida. Eu n sou mto apegada a coisas, mais a pessoas e principalmente a sentimentos. Há alguns dias afirmava com convicção p Gaby q nunca mais derramaria uma lágrima pelo meu amor, pelo q passei, pelo q vivi. Mais ontem, n teve jeito. Chorei feito uma criança, completamente desesperada e sem saber exatamente o pq daquele choro td. Hj percebi q precisamos chorar, desabafar, guardo mtas coisas, sempre tentando parecer forte aos olhos de quem está a minha volta. Por isso, mtas vezes me sinto sufocada, por n ter ou melhor n poder desabafar, chorar sempre q preciso. A única pessoa q sabe exatamente como me sinto é a Gaby, minha amoreca linda, q me ajuda tanto nessas recaidas emocionais. Vc e a Poly, me ajudam com tantas palavras lindas q escrevem.
    Só por hj, reconheço q sou fraca e q chorar é normal. Ter um relacionamente com um adicto, nos deixa emocionalmente abaladas, msm depois de ter chego ao fim. Será q isso nunca vai passar, será q um dia vou voltar ao normal? Perguntas q faço p mim msm, e q só o tempo terá as respostas.
    O mais importante é reconhecer q estou emocionalmente apegada a um sentimento q nem eu msm sei explicar, mais q a cada dia luto p me libertar disso e sei q vou conseguir.

    Só por hoje, vamos praticar o desapego.

    Bjokas, Giuli.

    Estamos juntas sempre

    Selena =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selena, olha eu também aprendi que chorar é importante, aliás, fundamental,mas sabe o que aprendi de verdade? Que chorar não é sinônimo de fraqueza, muito pelo contrário, precisa ser muito forte para conseguir chorar, é preciso ter muita coragem para se permitir chorar.
      Estamos juntas queridas, conte comigo e sim, isso passa e você vai ter uma vida "normal" se assim decidir...
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...