sábado, 5 de maio de 2012

Eu quero ser feliz!


Eu quero ser feliz!

É muito comum hoje em dia ouvirmos as pessoas dizerem que querem ser felizes, que estão buscando a felicidade, que estão fazendo hoje algo que amanhá trará a felicidade, e eu me questiono se isso é bom, não que também seja ruim, temos sim que buscar cada vez a realização que consequentemente nos levará à felicidade, mas, acho que não é certo passarmos a vida esperando a felicidade chegar, até quando vamos ficar esperando o dia mais feliz? Até quando vamos esperar pelo momento perfeito?

Estamos sempre em busca de algo, isso é fato, mas, essa busca nos leva a achar que amanhã seremos mais felizes do que hoje e com isso não nos damos conta que o tempo está passando e com ele a nossa felicidade.

Durante o tempo em que convivi com a adicção do meu ex-namorado, não me lembro de conseguido encontrar a felicidade diante do inferno que estava a minha vida, não me lembro de ter conseguido encontrar algo bom diante de tanto sofrimento, e quem perdeu com isso?

Somente eu! Porque eu não fui capaz de conviver com a minha realidade de forma clara, meus olhos se ofuscaram com tanta dor e frustração que eu não fui capaz de reconhecer os pequenos momentos felizes que tive durante esse tempo, isso veio a acontecer somente muito tempo depois, aliás, acho que me dei conta realmente que tive vários pequenos momentos felizes quando escrevi o livro, quando revivi vários desses momentos a cada frase formada em meu livro.

Como por exemplo quando ele voltava de madrugada, após horas de sumiço, após horas consumindo droga, aquele momento, o que ele entrava em casa, era um momento de felicidade, mesmo na dor, porque eu me sentia feliz por ele estar vivo e ter voltado, mas, esses momentos de felicidades não se resumem somente à dependência dele e ele, eu tive momentos de felicidade também quando por exemplo ia para a faculdade, que era o meu sonho sendo realizado, esse era um momento de felicidade só meu que a Co não me permitiu enxergar a princípio.

Pois é, mesmo em meio ao furacão, eu tive sim bom momentos, momentos felizes, é claro que eu estava esperando a felicidade chegar, porque para mim, aquele período era o inferno, mas, a felicidade nunca me abandonou, eu é que no meio da escuridão esqueci de acender a vela.

Hoje eu entendo bem o que a codependência fez comigo, e me alegro quando vejo nos blogues que sigo, a coragem das mulheres que ainda estão dentro desse furacão que um dia eu fiquei e que conseguem na medida do possível, dar valor à esses pequenos momentos de felicidade, são mulheres que estão aprendendo a "domar" suas codependências e com isso aprendendo a ser feliz Só Por Hoje e isso é o que mais importa, porque problemas, todo mundo tem, seja com alguém querido doente, seja financeiro, seja amoroso e se não soubermos reconhecer os momentos de felicidade mesmo diante dos problemas, viveremos esperando pelo dia feliz e talvez nos frustremos por não o vermos chegar.

Não espere a felicidade, ela está aí, mesmo na dor ela existe, acorde e perceba que sempre há algo bom em cada provação que passamos.

Só por hoje eu sou feliz, mesmo que meu dia não saia como eu planejei, mesmo que contra-tempos venham a acontecer, eu me comprometo comigo mesma a buscar os pequenos momentos de felicidade em meu dia!



11 comentários:

  1. Olá, tudo certo? Obrigado pelos comentários que tu tens feito para mim, é muito importante saber que não estamos sozinhos, e sim tu tem toda a razão quando diz que a felicidade está tb na dificuldade, mas só percebemos isso quando estamos lúcidos, e superar uma dificuldade ver que sou capaz me traz uma sensação ótima. hoje estou realizando um sonho de fazer faculdade, coisa que queria tanto fazer mas a doença não deixava, e apesar de estar passando por este turbilhão, hoje eu sei que posso vencer, com dificuldade, mas posso, como tu mesmo disse todos temos problemas e é desses problemas que eu tenho que aproveitar para aprender algo mais. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, não tem que agradecer nada não, estamos juntos nessa jornada, as vezes, palavras é tudo o que temos para ajudar, mas, as vezes, são palavras que no fim realmente ajudam, então, compartilhando, acho que de uma forma estamos nos ajudando...
      Um grande abraço, fica bem!

      Excluir
  2. Lendo este post, comecei a chorar... não sei se de tristeza, por estar lendo "a minha história"... não sei se de alegria ou saudade desses bons momentos que vivi com os meus ex.
    Tenho 33 anos de idade e durante 13 anos vivi dois relacionamentos com adictos na ativa. Conheço esses bons momentos que se vive no inferno da codependencia... e isso me dói tanto. Se eu tivesse sido completamente infeliz, talvez estivesse sendo mais fácil agora, depois de alguns meses que me separei do 2º namorado adicto.
    Eu ainda me considero uma co na ativa, e não deixo de ser uma "mada" tbém na ativa. Só o meu Poder Superior sabe o que tenho passado. Mal consigo escrever de tanto que a tristeza veio e bateu em cheio no meu coração. Evito demonstrar essa dor perto da minha familia, mas são raras as noites, sozinha no meu quarto, que não entro nesse pranto convulsivo!
    Eu fiz planos. Eu tinha sonhos... Tudo se foi. Desintegrou-se. E, agora, vendo-me só depois de 2 relacionamentos fracassados, consigo olhar pra dentro de mim e vejo que só o tempo passou. Eu não "tive tempo" de construir nada na minha vida, de plantar nada pro meu futuro e tudo que eu achava que tinha eu ainda perdi.
    Não consigo vislumbrar nenhum sinal do amanhecer no meu horizonte de sombras e dor.
    Desculpem o desabafo... mas eu precisava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maya, no fundo eu entendo a sua dor, entendo esse sentimento de não conseguir ver a luz no fim do túnel porque eu também ja tive essa sensação, mas, acredite em mim, ela existe!
      Você passou por dois relacionamentos parecidos, agora é hora de mudar, chega de se permitir passar por tudo isso novamente, mude você, a sua energia, seu sentimento, seu modo de pensar, mude para que o universe lhe retribua, olhe para trás, lembrando do que foi bom, você sabe que teve momentos bons, liberte-se dessa dor, sei ´que é meio utópico isso, demorou para eu me perdoar por tudo o que eu mesma passar, mas, como coloquei nesse poste, tive bons momentos que hoje sei reconhecer e sei que você tb.
      Conte conosco para desabafar, o seu futuro depende do seu hoje, escolha hoje, somente hoje, ou somente nas próximas horas, ser feliz, ´sem culpa, sem medo, sem nada...
      Um grande beijo, volte sempre!

      Excluir
    2. Obrigada pela força e pelo apoio, Giulliana!
      Até poucos dias atrás eu estava só, chorando a minha dor, sendo incompreendida por todos a minha volta... então me fechei, me isolei e busquei a internet para ser meu unico contato com o mundo "lá fora".
      Encontrei aqui pessoas como eu, que vivem ou já viveram o que eu já passei e estou passando agora e sei que não estou mais só!
      Sei que talvez demore para encontrar "meu rumo" de novo, mas agora tenho ombros fortes para me apoiar.
      Muito obrigada, a todos vcs!

      Excluir
  3. Esse post me lembrou uma musica, do Jota Quest:
    "Vivemos esperando dias melhores,
    dias de paz,
    dias a mais,
    dias em que não deixaremos para trás!"

    Realmente a dependencia quimica é uma doença mto complicada. Só quem viveu sabe o que é passar por isso. Um verdadeiro pesadelo. E não existe uma maneira certa, que vc tenha certeza que vai se livrar, pq existem pessoas e pessoas, casos e acasos, cada um vai ter que se conhecer e saber o que é melhor, quais são os fatores de risco e oq leva a ter uma recaida. Tudo que é psicologico é extremamente delicado e essa doença afeta totalmente esse lado e consequentemente o emocional. Cabe também a pessoa que está com ele saber até que ponto vale a pena, pois tbm temos nossa vida e não podemos disperdiça-la. Se perceber que isso está te machucando e te afundando junto, para que continuar? Afinal nós amamos, ajudamos até onde nossas forças permitiram e não temos culpa se eles decidirem tomar outro caminho, se a droga falar mais alto infelizmente temos que repensar e tomar outro rumo para sermos felizes. A vida é uma só e o tempo é curto, por isso temos que aproveita-la! bjoss querida e boa sorte nessa nova etapa!

    "Dias melhores para sempre!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por essas palavras de conforto e compreensão, Francielle.
      Eu ainda estou naquela fase dolorosa, pós-rompimento, com o agravante da codependencia ativa e do amor demais... passei tanto tempo vivendo e existindo para o outro e pelo outro, que simplesmente me esqueci que tinha uma vida só minha pra viver.
      De repente me vejo sozinha, numa existencia sem sentido.
      Ainda me pego falando pra mim mesma: "volta pra ele... voce sofria, mas sofria do lado dele!"
      Me pego cheia de culpas por um monte de coisa que eu sei que não tenho culpa!!
      Isso dói demais!
      Mas eu sei que vai passar... não sei quando, nem como... mas como dizia o iluminado Chico Xavier: "Isso também passa..."
      Acho que primeiro, se eu não esgotar toda essa "cota" de dor, estarei sempre presa a ela e não conseguirei seguir em frente.
      Hoje estou um pouco melhor que ontem... espero que amanhã esteja um pouco melhor que hoje...
      Que essas palavras sejam nosso regrão:

      "Dias Melhores Para Sempre" - SPH

      Abraços e muito obrigada!
      Maya.

      Excluir
    2. Querida Maya.
      Sei exatamente oq está passando. Já me separei dele (algumas vezes) e sei bem oq está sentindo. Eu me separava, não pensando em acabar tudo, pois ainda o amava muito, mas achando que seria bom para ele ver que estava perdendo, inclusive a pessoa que mais o amava. Eu só voltei com ele depois de ver que estava melhor, qdo ele procurou se internar por livre espontanea vontade! Isso levou 7 meses, enquanto isso eu sofria sua ausencia sim, mas não vou mentir que abandonei minha vida e vivia chorando pelos cantos, eu aproveitava ela da melhor maneira possivel. Os amigos tem importante papel nessa hora, procure-os!
      Não adianta, tem pessoas que só dão valor qdo perdem e só aprendem com os erros depois de quebrar mto a cara.
      Só chegando ao fundo do poço para se "tocar" e tentar sair de lá.
      O problema que tem gente que nem assim, não conseguem e não querem encontrar a saida e acabam se entregando a escuridão.
      Minha flor, pq vc vai deixar a sua vida se apagar tbm?
      como li em um post por aqui: "Se esta vendo a pessoa amada se afogar, pule e tenta salva-lo, mas se ele estiver te afundando e vc perceba que tbm está se afogando, nade e tenta salvar a sua vida!"
      Vc tentou e fez oq pode se ele não quer ajuda infelizmente é hora de partir para outra!
      É doloroso, mas será para o seu bem e passa sim, pode ter certeza!
      bjos

      Excluir
    3. Fran, acho que a música é perfeita para o post mesmo, sabemos bem o que é tudo isso e o que nos causa em nosso íntimo ne?
      Estamos juntas, obrigada por estar por aqui... Estou com vc, torcendo por vc.
      Bjos

      Excluir
    4. Maya, a Fran falou tudo, acho que eu não precisava falar mais nada, não se prive da felicidade, você o que tinha que fazer, foi até onde tinha que ir, chegou o seu momento, renasça das cinzas minha querida.
      Concordo quando vc diz q precisa sentir toda a dor, desde que vc saiba qual é o limete dela, dessa forma, nunca mais a sentira.
      Fica bem.
      Bjos

      Excluir
    5. Obrigada, minhas Amigas!
      Acho que vcs já disseram tudo e eu sei que é verdade... agora só o tempo.
      Mas vou lutar.
      Vou me esforçar para sair desse buraco negro em que caí e tateio às cegas sem saber o caminho, mas não vou desistir de mim... mesmo que essas palavras soem meio "mentirosas" aos meus próprios ouvidos, aos poucos sei que irão se tornando verdadeiras dentro de mim.
      Sou uma pessoa muito ligada e estudiosa da espiritualidade, mas de repente vejo que tudo que estudei parece que não tá me servindo pra nada.
      Eu soube, por uma colega advogada da minha irmã que a mãe dele o interditou e o internou à força, mas não sei se é verdade, pois o recado foi transmitido por minha irmã e, as vezes penso, que minha familia pensa que eu vou melhorar se pensar que ele está "à salvo" numa clinica.
      Tomara que seja verdade!!
      SPH fiquemos bem, companheiras.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...