Não é muito difícil encontrar algum comentário nos blogues que sigo, de alguém falando sobre escolhas, o que me chama a atenção é o fato de que normalmente vejo tais comentários nas postagens de alguém dizendo que decidiu seguir em frente, decidiu voltar a viver, decidiu ser feliz só por hoje!
Pois é, me desculpem a minha sinceridade, mas, eu como Codependente em recuperação, só por hoje, tenho que falar, tenho que desabafar. Por que as pessoas pensam que fomos nós quem escolhemos não estar mais ao lado do dependente químico que amamos ou que um dia amamos?
Por que as pessoas olham dessa forma? "Ah, você decidiu viver sem o seu amor"
Pára tudo! Não fui eu quem decidi viver sem ele, foi ele que ainda não decidiu viver!
Entendem a diferença? Somos tão codependentes que nem percebemos que continuamos a "proteger" o D.Q de tal forma que quando uma co escolhe voltar a viver, ela é vista de certa forma como se tivesse abandonado o barco, como se tivesse pulado fora, mas espera aí minha gente, eu sou responsável pelas minhas escolhas, mas, não posso ser responsável e penalizada pela as escolhas de mais ninguém, nem mesmo de quem amo, se eu escolher seguir em frente não significa necessariamente escolher seguir sem o "amor" do lado, escolher seguir em frente significa escolher viver a vida, é ele que escolheu não viver essa vida ao meu lado.
Quem me acompanha desde o começo, sabe que defendo e muito em meu blogue a ideia de que o D.Q na ativa perde o poder de escolhas, de decisão, eu defendo sim a ideia de que como um D.Q vai pedir ajuda se ele está domado pela vontade incontrolável de usar drogas, mas, não posso fechar meus olhos para a verdade, acredito que um dependente na ativa, como o que está na biqueira, na boca, na cracolândia não em condições de decidir parar ou não, mas, um D.Q em processo de recuperação, um D.Q que já deu o primeiro passo, o passo mais difícil que é o da escolha de parar, esse sim tem um pouco mais de condição de de decidir viver ao lado de quem ama ou decidir não viver e sobreviver somente.
Longe de mim julgar um D.Q, seja ele em recuperação ou não, por tudo o que vivi com meu ex, sou uma das primeiras a defender a "causa", mas, me revolta um pouco saber que a Co que decidiu viver, será sempre vista como aquela que desistiu de seu amor.
A vida é feita de escolhas, e só quem escolhe seguir em frente sem o seu D.Q sabe o quanto lhe custa tal decisão...
"Anjo Gabriel, eu escolhi viver, escolhi parar de sobreviver e voltar a viver. eu hoje posso dizer com toda certeza que fiz a escolha certa, não por você, mas por mim, pela a minha sobrevivência. Quanto a você? Pelo o que sei, você ainda não fez sua escolha, mas, saiba que SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR, VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ " e completo dizendo que Só enquanto eu respirar, vou ter fé na sua recuperação...
Minha amiga Giulli,
ResponderExcluirSó por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu espero conseguir
Aceitar o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz
Hoje já sei que sou tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar e nem te convencer
O mundo é radical
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver um dia de cada vez
Só por hoje eu não vou me machucar
Só por hoje eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei a minha vida inteira fora
Não não não não
Viver é uma dádiva fatal!
No fim das contas ninguém sai vivo daqui mas -
Vamos com calma !
Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu não vou me destruir
Posso até ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi
mil bjs
Amiga Tininha, música perfeita, parece que foi feita para nós Co em Recuperação não é mesmo? Só por hoje eu não vou me destruir!
ExcluirObrigada por isso...
Beijos
Infelizmente ainda há pessoa que pensam dessa forma giulli... INFELIZMENTE!! Não estou julgando ninguém, mas eu acredito que quem pensa dessa forma ou é por que ainda não sofreu de verdade com o dependente na ativa ou não ama a si mesma. Pensar dessa forma é ser egoísta consigo mesma... Já é um pouquinho complicado viver com o adicto em recuperação imagine conviver com ele na ativa...
ResponderExcluirAs duas escolhas, deixar ou continuar com o adicto na ativa ou não, provoca muito sofrimento, mas acredito que aquela mulher co dependente que escolheu sobreviver sofrerá menos. É melhor estar sozinha e cuidar de si mesma do que estar sofrendo a cada SEGUNDO.
É isso Giulli, a co dependente tem direito de escolhas, e se ela escolhe pensar em si não foi por que ela abandonou aquele amor mas sim por que não aguentou sofrer tanto..
SOFRER CANSA!
Bjus giulli. Te amo.
P adorei a sua colocação, Sofrer cansa sim e todos tem o dever e o direito de abrir mão do sofrimento em nome da alegria e felicidade não é mesmo?
ExcluirEstamos juntas amiga!
Amo você também!
Beijos
Meu Deus, Giulli!
ResponderExcluirTbém sinto na pele tudo isso que vc descreveu!!
Até hoje sou, digamos, "acusada", de não ter continuado do lado dele depois de quase 10 anos sofrendo, e como vc disse, o DQ que já deu o primeiro passo, já entrou em recuperação, já frequenta o NA e conhece os passos, tem sim, a capacidade de escolha! Gente, ele chegou a ser internado quase 1 vez por ano!!
E muitas vezes, com o meu ex, parecia que ele, mesmo na ativa, dominado pela fissura, tinha certa capacidade de decidir... tive impressão disso muitas vezes.
Parecia que ele usava a "desculpa" da doença, para manipular e dar uma de louco pra conseguir a droga, mesmo que muitas e muitas vezes eu saiba que não era isso, as vezes era o que aparentava! Isso é suposição minha, que fique bem claro!!
Eu ainda luto com a culpa e as recriminações todos os dias e não tem sido fácil pra mim manter minha decisão. Escolhi o pouco que restou de mim, um farrapo emocional e psicológico... e to tentantdo seguir em frente, mas que está fácil, isso não tá! Não recrimino nem julgo quem me recrimina e me julga, mas que dói, dói!
Tamujunto gente! SPH.
Beijos.
Minha amiga, sei o quanto sofre com sua escolha, conheço um pouco a sua dor, a culpa a recriminação nos acompanham por um bom tempo depois que decidimos seguir em frente, mas, o que sempre digo é que decidir seguir em frente requer mais coragem do que ficar no mesmo lugar, porque seguir em frente é estar disposta a arcar com todas as consequências que a decisão traz e uma delas é o julgamento dos outros.
ResponderExcluirSomo guerreiras amiga!!!
Tamujunto sempre, só por hoje!
Ai Giu e como sinto isso. Até de mim mesma, ás vezes me cobro isso, eita mente condicionada viu...
ResponderExcluirChorei aqui... rs, só pra variar um pouquinho.
Mas já não dou mais ouvidos pra isso, só eu sei o que eu passo. E se eles(DQ)não tem condições de fazer escolhas, por que estão doentes, muitas vezes nós também não temos essa condição, afinal, também estamos doentes. Por isso que o julgamento, quase sempre vem de Codependentes também, já tão adoecidas.
Só por hoje, vamos romper esse ciclo vicioso de nossas doenças!
Um beijo no seu coração! Tamo junto!
Lindo post, confesso que eu pensava de outra maneira, aprendi muito com esse post viu...
ResponderExcluirGrande Beeijooo
Amo vcccc :D
Amiga, sei muito bem o que você esta falando.
ResponderExcluirFui ver o meu amor no fds neh?! Ainda tenho que postar sobre isso, mais essa semana ta uma correria.(Prometo que não passa de amanhã.. rs)
Eu falei pra ele o seguinte:
"Se você usar novamente, eu vou terminar. E não pense que eu to desistindo de você, quem estará desistindo não sou EU e sim VOCÊ."
Mais tenho muita, muita fé... Que ele não vai desistir =]
Enfim, você fez a escolha certa. E foi muito forte de conseguir abandonar o barco, pois imagino o quanto deve ser dificil essa decisão!
Um beijo querida