terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal, codependência, Dependência

Feliz Natal meus amores!!!
Sumida, eu? Impressão...rs
É, estou ausente mesmo, mas não pensem que abandonei a minha recuperação, o meu blog, foi só a correria de fim de ano mesmo, tudo voltará ao normal, em breve.

Vamos primeiro para as notícias, para depois eu fazer a postagem sobre o tema escolhido.

Gabriel...

Poucos dias antes do Natal, fiquei sabendo pela irmã dele que ele "desistiu", ele disse para ela que não queria mais continuar o tratamento, que queria voltar para São Paulo, para a vida de antes. Tanto a irmã dele quanto o irmão tentaram convencê-lo a continuar na clínica, mas, ele estava irredutível e sabemos que não podemos controlar a recuperação de ninguém e então, ele se foi...

Chorei um bocado quando recebi a notícias, algumas amigas, companheiras viram no meu Face e me apoiaram bastante no dia e hoje, alguns dias depois, posso dizer que estou aceitando. É claro que pensei que depois de anos e mais anos, pela primeira vez eu ia ter um Natal completo, porque passar a noite de Natal sabendo que ele está em recuperação, seria a felicidade plena pra mim, já que foi na noite de Natal que descobri a dependência dele...Não foi nesse Natal, ainda não chegou a hora, mas a minha esperança sem expectativas continua e sempre continuará, só por hoje eu ainda creio na recuperação.


E por falar em Natal, é sobre isso o que eu realmente quero falar. Tenho estado ausente aqui do meu blog, mas acompanhando os outros blogs e as postagens na "nossa" comunidade no face e andei reparando em uma coisa, na repetição de fatos, parece que todas nós, Codependentes, passamos pela mesma experiência em uma determinada data.

E essa data é o Natal. Li várias companheiras falando dessa data, do quão triste ela costuma ser para várias delas, várias de nós.

Parece que todas Co, em algum Natal de suas vidas ao lado de seus amados dependentes, tiveram assim como eu alguma experiência nada agradável e que fez com que passasse a fazer se sentir triste nesta data.

Não foi um comentário somente, foram vários, dizendo quase a mesma frase: Não gosto do Natal, Natal me deixa triste, Natal me traz lembranças...

Normalmente, no Natal agente relembra de alguns fatos do ano que está chegando ao fim mas, para nós Co, não é somente as memórias do ano todo que retornam, é a memória também de algum Natal em que tenhamos passado imersas na dor, do desespero, na dúvida, em lágrimas, por causa de nossos amados dependentes químicos.

É minhas amigas, essa data nos deixa mesmo um pouco nostálgicas, mas, podemos mudar esse padrão certo? Vamos então daqui até o nosso novo ano, agradecer por estarmos em recuperação, agradecer por termos consciência de que podemos fazer as escolhas em nossas vidas e que somos fortes para arcar com as consequências dela...

Só por hoje minhas amadas, vamos apenas agradecer pela noite de ontem, seja como foi, vamos apenas agradecer por estarmos vivas, com dor ou sem dor, ainda sim, estamos vivas, não sobrevivendo, mas vivendo!

Um grande beijo!



4 comentários:

  1. Verdade, querida!
    Eu passei nada menos que cinco Natais dolorosos ao lado do meu amado!
    Apenas no último do nosso relacionamento ele estava "semi-limpo". Limpo do crack e de outras drogas pesadas, mas não do comportamento adicto "seco" e não da maconha.
    Faz quinze meses que o deixei e nesse meio tempo, as notícias que tenho são, ora boas ora terríveis...
    Estou lutando por minha recuperação, mas evito a todo custo vê-lo ou falar com ele. Me "escondo" na roça quase que por tempo integral e, como ele não vai lá por causa do meu pai (eles não se dão bem)eu me mantenho "a salvo" de minhas próprias reações a ele.
    Todo esse tempo longe, eu cogitei voltar e não voltar, como uma gangorra que sobe e desce a cada nova notícia. A última vez que soube dele foi poucos dias antes do Natal, pela mãe, que dizia, em desespero, que ele "precisava" de mim, que dizia que não sobreviveria sem mim...
    Fiquei sem chão. No fundo resta aquele horrível sentimento de culpa... e de alívio junto! Pois juntos ou separados, ele teve bons e maus momentos. Ficou limpo e entrou na ativa. Chegou ao fundo do poço e subiu de novo. Ainda estou muito confusa, mas minha razão me diz que não importa a situação, ele só sairá dessa de vez, se quiser!

    Boas 24 horas para todas vcs.
    SPH - Paz e Serenidade
    Bom Final de Ano!

    ResponderExcluir
  2. Nossa como eu te entendo, como eu me identifico com essa sensação que você tem de que ele precisa de você e imagino a luta interna que você está travando contra você mesma para se manter distante de tudo, dele... É preciso muita coragem para isso, porque quando tomamos uma decisão dessa, há uma coisa que nos acompanha sempre, o sentimento de culpa(culpa que não deveria existir), o sentimento de fracasso...
    Minha querida, você fez por ele tudo o que podia e ele precisa aprender a andar com as próprias pernas e encontrar o caminho de volta sozinho...

    Conte comigo!
    Boas 24 horas
    Um lindo novo ano pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS VC É UMA CORAJOSA,POIS JÁ ESTOU NA LUTA A 10 ANOS,MAIS UMA VEZ ME MUDEI PARA ELE FICA LONGE DE LUGARES E AMIGOS,AJUDOU MUITO,MAIS FOI SÓ NO COMEÇO,ELE VOLTOU COM SEUS COMPORTAMENTOS,ESTAMOS A 4 HORAS DE ONDE MORAVAMOS,ESSE NATAL ELE FOI PRA LÁ POIS DISSE KE KERIA FICA COM SEUS FAMILIARES MAE E IRMÃOS,NÃO FUI POIS SABIA KE IA KE EU IA RECAI COM MIE CONTROLAR POIS NHA CODEPENDENCIA,SEI KE ELE QUERIA IR SÓ PARA BEBER E USAR,POIS COMO DISSE ELE ISSO VAI ACONTECER AGORA SÓ QUANDO TIVER FESTAS,DESETIR NÃO IR FIQUEI SOZINHA,ELE FOI,SEI KE BEBU E USOU,VOLTOU NO DIA SEGUINDO POIS TINHA QUE TRABALHAR,E ELE DISSE KE ANOS NOVO VAI PRA LÁ POIS FAMILIARES VAI FAZER CHURRASCO E ELE KER COMEMORA,+ UMA DESCULPA!!!

      Excluir
    2. Obrigada, querida!
      A gente sempre precisa ouvir essas palavras... nossa força que ainda resta vem, principalmente, da solidariedade de nossas companheiras de luta!
      Obrigada, de coração!
      Bom final de ano pra vc e um maravilhoso 2013 pra todas nós... a gente precisa, né?
      Beijos.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...